Assessoria Executiva Digital é uma tendência profissional

DO TEXTO: Pois bem, vamos lá: o trabalho de um assessor executivo digital é facilitar a vida de profissionais como digital influencers, Instagrammers, Youtubers, blogueiros, e também de médicos, dentistas, advogados, psicólogos e executivos de empresas.

Por: Elton Ivan Schneider* 

É fato que a grande evolução tecnológica que estamos vivendo está causando uma série de transformações no mercado profissional e empresarial. Estamos vendo surgir os profissionais da era digital, entre eles:

Digital Influencers: pessoas que atuam nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin) sendo capazes de influenciar o comportamento ou a opinião de milhares de pessoas com suas postagens nestes canais de comunicação;
Instagrammers: são digital influencers especializados na rede social do Instagram, podem ser classificados em dois grupos, as celebridades (artistas, jogadores de futebol, cantores) e o segundo grupo, formado por médicos, professores, advogados, economistas, que cresceram na plataforma e contam com um público fiel e importante para as empresas, sendo remunerados por suas opiniões favoráveis ou contrárias a determinados temas;
Youtubers: são digital influencers especializados em vídeos, que falam sobre o que gostam, para um público que também gosta desta temática, gerando vídeos que criam uma identidade com seus seguidores, conseguindo em alguns casos mais de 20 milhões de pessoas em suas redes;
Blogger ou blogueiro: pode ou não ser um digital influencer, muitas pessoas criam seus blogs – sites ou páginas na internet, onde publicam textos, artigos de opinião, quase como se fosse um diário online, com vídeos, imagens ou animações, que expressam seu estado de humor, sua forma de pensar, alguns destes blogs não vão além da própria família como leitores/seguidores, já outros possuem milhares de acessos.

Você deve estar se perguntando onde ficam os profissionais de Assessoria Executiva Digital?

Pois bem, vamos lá: o trabalho de um assessor executivo digital é facilitar a vida de profissionais como digital influencers, Instagrammers, Youtubers, 
blogueiros, e também de médicos, dentistas, advogados, psicólogos e executivos de empresas.

Ele terá habilidades de relacionamento e de uso de recursos tecnológicos para colocar em prática atividades como: gestão de redes sociais, atendimento aos clientes, agendamento de viagens e reuniões, firmar parcerias, organização de documentos e arquivos, gestão financeira e outras atividades. Assim, o empreendedor tem mais tempo para focar nas atividades estratégicas de seu negócio.

Serão dois os seus focos de atuação:

A gestão comportamental do assessorado: este perfil profissional se destina ao aconselhamento do profissional liberal ou digital influencer quanto as suas ações em relação a problemas gerenciais, desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e ao aprimoramento de suas habilidades digitais, gestão da imagem, novos canais de comunicação e a gestão de projetos relacionados com a marca pessoal do influenciador;

A assessoria administrativa digital: voltado para profissionais que pretendem atuar na assessoria a profissionais liberais, digital influencers e organizações em geral, de forma remota e virtual. São profissionais que prestam auxílio técnico ao empresário desde o desenvolvimento do projeto até a execução do serviço, ou seja, se envolvem operacionalmente com o problema encontrando a melhor solução. Gerenciam agendas de reuniões, eventos, viagens, vida financeira, agenda pessoal e profissional.


Em ambos os focos de atuação profissional, é exigida sólida formação em um curso superior envolvendo:

Gestão Comportamental: Formação acadêmica e profissional voltada para o desenvolvimento de pessoas, a construção da imagem digital, o planejamento de carreira, Coaching e Mentoring, Consultoria e Desenvolvimento, Assessoria e Gerenciamento Virtual, Gestão de Imagem e Personal Branding.

Assessoria Administrativa Digital: Formação acadêmica e profissional diferenciada, abordando técnicas e metodologias de trabalho atuais e alinhadas com as demandas da era digital como domínio de ferramentas como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet of Things, Automações, Cloud Computing, User Experience, entre outros.

Os processos de transformação digital têm ocasionado mudanças cada vez mais intensas, nos cenários econômico, social, cultural e tecnológico trazendo para as empresas e para profissionais o desafio de acompanhar essas mudanças, que se tornaram constantes em nosso cotidiano. Assim, a forma como as pessoas e como as organizações passaram a se comportar mudou de um perfil tradicional para um perfil digital, muito mais conectado aos ambientes virtuais e com novas demandas por tempo e por produtividade.

Nas empresas e nas sociedades contemporâneas, o trabalho, o relacionamento e o comércio virtual, surgem como um novo espaço de trabalho, de convivência e como uma oportunidade de negócio. O profissional de Assessoria Executiva Digital se configura, neste contexto, como um profissional dinâmico, atualizado e com domínio de ferramentas digitais que oportunizam a assessoria virtual, a gestão de negócios digitais e tradicionais e o desenvolvimento de outras atividades voltadas para pessoas e negócios com atividades no ciberespaço, como a gestão de redes sociais, a compreensão do ambiente de negócios digital e a gestão orçamentária. Temos aqui um profissional preocupado com tecnologias e com o ser humano, em atividades tradicionais ou digitais, mas com certeza preparado para a nova era da transformação digital.

*Elton Ivan Schneider é diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários