Sebraetec reúne 2,5 mil pessoas em evento online para discutir importância da inovação e da tecnologia

DO TEXTO: O evento online “DNA Sebraetec” contou com participação da especialista em transformação digital, embaixadora da ONU e Forbes Under 30, Lisiane Lemos.
Sebraetec-Divulgação

Palestra de abertura contou com participação da especialista em transformação digital, embaixadora da ONU e Forbes Under 30, Lisiane Lemos


Nesta quarta-feira (29), o evento online “DNA Sebraetec” reuniu 2,5 mil consultores de inovação, colaboradores e interessados em discutir a importância de oferecer às micro e pequenas empresas a possibilidade de transformações tecnológicas e inovadoras em seus modelos de negócios, diante de um novo cenário trazido pela pandemia do coronavírus. A abertura do evento foi marcada pela presença da especialista em transformação digital, embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas) e eleita pela Forbes Brasil como uma das 91 jovens abaixo dos 30 anos mais influentes do país na atualidade, Lisiane Lemos.

Com uma rica trajetória, ela apresentou panorama sobre as transformações no mundo dos negócios impactados pela pandemia. “Eu acredito que toda empresa vai ser uma empresa digital e transformação digital é a transformação no nosso comportamento, no jeito que a pensamos, no jeito que fazemos as coisas, em como vamos reinventar nossos processos. Os softwares, aplicativos ou e-commerce são apenas um meio para capitalizar o que o ser humano faz de melhor”, analisou.

Além de dicas para os consultores do Sebraetec que já atuam na prestação de serviços tecnológicos para os pequenos negócios, a especialista compartilhou insights para os participantes interessados em fazer parte da rede credenciada do Sebraetec. Segundo ela, o diferencial de quem quer inovar será a capacidade de se relacionar e atender o cliente. “Precisamos enxergar o cliente como nosso parceiro, pois é ele que vai trazer outros bons clientes”, explicou. Lisiane também apontou que a personalização de serviços, colaboração e mercados locais ganharão cada vez mais relevância na forma de empreender. 

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, com a chegada da pandemia, os processos de inovação e tecnologia foram “turbinados” não só pelo desejo dos negócios, mas, principalmente pela mudança nos padrões de consumo. Segundo ele, o momento é desafiador e deve ser encarado como oportunidade de reinvenção dos pequenos negócios. “Não basta que essas empresas retomem suas atividades de forma segura. É preciso que elas superem esse momento de crise, mas também se superem com a revisão de modelo de negócios e com a inserção de novas tecnologias, tornando-se mais produtivas, sustentáveis e competitivas”, ressaltou.

Trajetória empreendedora

Ao longo do dia, a programação do evento apresentou experiências de pequenos negócios que receberam consultoria em inovação e tecnologia pela rede de consultores do Sebraetec, com um bate papo entre os empresários e os prestadores de serviços tecnológicos. Também foram realizados painéis temáticos para tratar de temas específicos, como a produtividade das micro e pequenas empresas, transformação tecnológica no campo, participação das startups como consultoras e a importância dos protocolos de retomada com orientações e cuidados para os pequenos negócios.

A palestra de encerramento apresentou orientações de como se tornar um consultor como prestador de serviço tecnológico do Sebraetec. Também foram disponibilizadas salas de tira-dúvidas por estado para os interessados em participar das seleções. Atualmente, 20 unidades do Sebrae, em diferentes regionais, estão com editais abertos. 

Sebraetec

Ao todo, o portfólio do Sebraetec oferece mais de 270 soluções nos eixos de Produção e Qualidade, Design, Sustentabilidade e Desenvolvimento Tecnológico para todos os perfis de pequenos negócios nos setores do comércio, serviços, indústria e agronegócio que desejam melhorar processos, produtos e serviços, aumentar a produtividade, desenvolver novos produtos, desenvolver a inovação e transformação tecnológica, entre outras melhorias.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários