Caramelows lança EP de quarentena inspirado na música africana, ibérica e moura

DO TEXTO: Cada pessoa ou grupo tem seu modo de lidar com a quarentena, e para a banda paulista Caramelows, o modo foi continuar criando, lançou o EP “Melows em Casa” .
CAPA_MELOWS-EM-CASA

Arte de “Melows em Casa” foi feita pelas filhas do pianista Fernando TRZ


Cada pessoa ou grupo tem seu modo de lidar com a quarentena, e para a banda paulista Caramelows, o modo foi continuar criando. O grupo, que se notabilizou pela pluralidade de seu som e pelas colaborações que faz, se uniu em canções inspiradas pelas sonoridades africanas, ibéricas e mouras no EP “Melows em Casa”. O trabalho está disponível em todas as plataformas de música digital.

“A ideia é compartilhar com o público nosso processo criativo durante a quarentena. No isolamento, pela primeira vez em cinco anos nos vimos separados. Apesar disso, segue forte nosso impulso de criar”, conta o baterista Péricles Zuanon.

Além dele, fazem parte da banda Eder Araújo (sax e flauta), Renata Éssis (vocais), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo) e Wiliam Zaharanszki (guitarra). Conhecida por integrar e produzir projeto musical ao lado da cantora e compositora Liniker Barros, a banda tem em sua discografia o EP “Cru” (2015) e os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019) como Liniker e os Caramelows - este último, indicado ao Grammy Latino - e um EP homônimo solo, explorando sons da música latina, ritmos regionais brasileiros e world music. 

Destaque no mundo todo, os Caramelows já se apresentaram em festivais como o WOMAD, Lollapalooza Brasil, WOMEX, Rock in Rio, SXSW, Reeperbahn, Glastonbury e muitos outros, além de programas e web shows (Tiny Desk, Furious Sessions), bem como casas de shows por todo o lado, muitas vezes dividindo o palco ou estúdio com artistas tão diversos quanto Elza Soares, Criolo, Ziggy Marley, Metá Metá e muitos outros. 

Atualmente preparando uma série de lançamentos que incluem a já lançada “Siente El Calor”, com a espanhola Indee, e parcerias com a banda paranaense Mulamba e a artista moçambicana Selma Uamussi, Caramelows promete novas surpresas e outros caminhos para sua música continuar surpreendendo plateias por todo lugar.

“Melows em Casa” tem arte da capa feita pelas filhas do pianista Fernando TRZ e foi gravado com equipamentos reduzidos na casa de cada integrante.  Duas das faixas, “Tempestade" e “Salif Berry (Vai Estourar)”, foram escritas por Renata Éssis.

“A letra de ‘Tempestade’ surgiu de um haikai que escrevi. É sobre a necessidade de colocar coisas para fora, mas também sobre pessoas que passam por nossa vida e levam coisas, mas que jamais conseguirão roubar nossa alma. Já ‘Salif Berry’ fala de situações que gostaríamos de esconder, sem saber que na verdade muita gente está passando pelo mesmo. É também sobre nos apegarmos à rotinas que muitas vezes nos fazem mal. Para essa música, criei um personagem tenso em contraste à alegria que permeia o arranjo criado”, conta Renata.

“Manaia” é a única instrumental deste trabalho. Foi composta e arranjada logo que voltaram da turnê com Liniker e os Caramelows pela Oceania. Na cultura maori, Manaia é um ser mitológico, mistura de pássaro, peixe e humano. A crença diz que é um mensageiro entre o mundo terrestre dos mortais e o mundo dos espíritos. “Para nós, a nossa ‘Manaia’ significa a leveza e a conciliação tão necessárias na realidade”, reflete Zuanon. 

O EP está disponível em todas as plataformas de música digital.
Ouça “Melows em casa”: https://smarturl.it/MelowsEmCasa

Caramelows-Divulgação-Leila Penteado
Ficha técnica:
Produção musical: Caramelows
Co Produção musical: Eder Araújo, Fernando TRZ, Marja Lenski, Pericles Zuanon, Renata Éssis, William Zaharanszki, Rafael Barone
Mixagem: Rafael Barone
Masterização: Igor Ferreira
Gravado na casa de cada integrante dos Caramelows
Arranjo de sopros : Eder Araujo
Produção Executiva: Gabriela Pompermeyer, Ricardo Rodrigues, Eduardo Porto, Fernanda Martucci | Lets Gig
Arte: Luísa Santos Falcoski e Amanda Santos Falcoski
Figurino: Caramelows.

Siga Caramelows:

Caramelows + Indee - Siente el Calor (Official Music Video)

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários