Caminhão itinerante surpreende profissionais da saúde com música e mensagens positivas para aliviar estresse

DO TEXTO: “O isolamento forçou mudanças no estilo de vida, as rotinas foram alteradas, foi tirado o direito de ir e vir. Da noite para o dia fomos obrigados a mudar nosso comportamento; tivemos de trabalhar os desapegos, principalmente das pessoas, muitos ficaram sozinhos ou com poucas companhias;
Profissionais da saúde do Hospital São Camilo  Foto Luciana Ait
De acordo com pesquisa, mais da metade dos paulistas sente ansiedade ou nervosismo devido à pandemia. Nos hospitais, profissionais estão sobrecarregados e estressados.

São Paulo, julho de 2020 - Uma pesquisa realizada, pela internet, por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que mais da metade da população adulta do Estado de São Paulo afirma sentir ansiedade ou nervosismo com frequência desde que a pandemia começou. 

Outro dado preocupante é que para 39% das pessoas, sentir-se triste ou deprimido passou a ser algo rotineiro durante a quarentena e 26% relataram piora no estado geral de saúde. Já a pesquisa online, feita na primeira quinzena de abril pelo Portal PEBMED, 28,9% dos profissionais da saúde se definem com nível altíssimo de estresse (nível 5 em uma escala de 1-5), 25,9% com nível 4 e 25,8% com nível 3.

“O isolamento forçou mudanças no estilo de vida, as rotinas foram alteradas, foi tirado o direito de ir e vir. Da noite para o dia fomos obrigados a mudar nosso comportamento; tivemos de trabalhar os desapegos, principalmente das pessoas, muitos ficaram sozinhos ou com poucas companhias; perdemos amigos confidentes, perdemos a energia da troca, de estar junto, sem contar o fantasma de perder a própria vida ou de um ente querido. Perdemos nossas válvulas de escape.”, analisa a psicóloga Angélica Barnes.

Com o intuito de espalhar carinho e apoio para os paulistanos e também homenagear os profissionais da saúde pelo esforço e empenho, a Brandtruck – empresa especializada na criação, construção e locação de caminhões inteligentes para experiências – desenvolveu o projeto “Música na Varanda” por meio de um truck que levará música ao vivo, mensagens de dias melhores e recomendações da Secretaria Municipal da Saúde sobre prevenção do coronavírus para as ruas de São Paulo.

No truck, música ao vivo e mensagens positivas Foto Luciana Aith
Até o dia 3 de agosto, o caminhão itinerante rodará a cidade e estacionará, de surpresa, em frente a hospitais, prédios residenciais, casas e comunidades. Serão mais de 250 apresentações em bairros das zonas norte, sul, leste e oeste. E tudo à distância, é claro: as pessoas deverão acompanhar da varanda do seu apartamento ou casa. O repertório, interpretado pelo cantor e compositor, Ismaille Miranda – vencedor com o Grupo Emoção a Mais do programa Astros realizado pelo SBT -, foi criteriosamente escolhido com músicas que passam mensagens de otimismo e amor.

 “Dentro do nosso negócio encontramos uma forma de nos sentirmos úteis, levando esperança para as pessoas, tão abaladas nesses dias. A música alegra e promove bem-estar, esta é a experiência que queremos levar.”, conta Marcello Borgerth, presidente da Brandtruck.

“A música promove equilíbrio, acalma ou agita, traz harmonia, mexe com nosso corpo e mente; pode ajudar a concentração ou nos distrair, nos envolve em pensamentos e lembranças. Diversos estudos mostram que certas escalas e acordes podem proporcionar cura, aumentam a capacidade imunológica e podem envolver e deixar em estado de êxtase. Nunca em um ambiente com música você se sentirá sozinho; ela preenche o vazio do ambiente e, consequentemente, o vazio interno.”, acrescenta a psicóloga.

O projeto conta com o apoio da Crossfox Elétrica, fabricante de cabos e fios de cobre e distribuidora de materiais elétricos.

Sobre a Brandtruck – A Brandtruck é uma empresa da MB Produções especializada na criação, construção e locação de trucks inteligentes para experiências de grandes marcas, em formato full service (motoristas, manutenções e autorizações). Fundada há 26 anos e com uma equipe multidisciplinar e criativa, é responsável por importantes ações e eventos atendendo marcas como Unilever, Itaú, Hot Wheels/Matel, Ariel/P&G, Cielo, Johnnie Walker/Diageo, Universidade Anhembi Morumbi, Trident/Mondelez, Accenture, Schin/Heineken, Ambev, Siemens, Rádio Mix, Jovem Pan, Massa FM, Metropolitana e agências de propaganda e promoção. Mais informações pelo www.brandtruck.com.br ou siga @BrandtruckOficial nas redes sociais.

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Nobre colega Carmen, a música além do calor humano são remédios que não têm contra indicação.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo Marley,a música realmente é um remédio para todos nossos problemas e só com efeitos satisfatórios. Sempre muito indicada...
    Um abraço!

    ResponderEliminar