Marketing e Conteúdo durante o Isolamento social

DO TEXTO: Criadores de conteúdo têm que usar de muita empatia e criatividade para manter a relação das marcas com seus clientes.
Criadores de conteúdo têm que usar de muita empatia e criatividade para manter a relação das marcas com seus clientes




Por: Vinicius Taddone*

O Marketing e o Conteúdo gerado em época de isolamento social deve ser completamente diferente do que se fazia antes do Coronavírus. Neste período, o mundo inteiro está “online” nas redes sociais por muito mais tempo, e com isso faz com que os criadores de conteúdo tenham que usar de muita empatia e criatividade para manter a relação das marcas com seus clientes.

A empresa que estiver se comunicando com foco no produto passará como insensível. Agora o momento é da família. Engraçado dizer que no melhor momento social de maior caridade da população, as pessoas não poderem se encontrar fisicamente. No entanto, este cenário é propício para ações sociais e distribuição de conhecimento, como LIVES, e-books, webinars, etc.

Por isso, antes do conteúdo, devemos refletir sobre como está a rotina de vida das pessoas. Basta fazer esta análise e perceberá que o conteúdo precisará de um novo direcionamento. Aumento no desemprego, filhos pequenos ao lado dos pais todos os dias, medos e incertezas econômicas, reduções da jornada de trabalho, incapacidade de locomoção, dentre outros.

Conteúdo e o papel dos influenciadores

O influenciador também está sensibilizado com tudo que está acontecendo. Como já mencionei num artigo que escrevi sobre o tema, há influenciadores honestos e os “aproveitadores”. Vamos pensar apenas nos que são corretos, aquele que você já conhece e que desempenha uma parceria sadia agora. Este influenciador, tem uma oportunidade incrível se tiver cada vez mais empatia com os clientes. Principalmente nos pequenos negócios, que são os mais impactados.

Por isso, mostrar solidariedade, criar conteúdo de entretenimento para as famílias, gerar temas curiosos ou que enriqueça o conhecimento geral, e aproveitar o momento para interagir cada vez mais com o público engajado, será o modelo de parceria ideal entre os influencers e as marcas neste momento de isolamento.

Estou longe ainda de ser um influenciador, mas lançamos aqui na agência, algumas atividades para as crianças que chamamos de CAMPVT. A ideia de acampamento em casa, com artes para que as crianças, impedidas de irem às escolas, possam ter entretenimento enquanto os pais trabalham em casa. A proposta é acessar o site vtaddone.com.br/camp, baixar o desenho do parceiro VT, pintar e depois postar com a #CampVT distribuindo assim sua arte para a comunidade virtual.

Aumento de consumo nas Redes Sociais durante este período de isolamento em casa

Evidentemente teve aumento! Basta olhar a quantidade de LIVES existentes em nossos perfis do Instagram. Cheguei a ver 35 LIVES simultaneamente num só dia, de pessoas que sigo.

Os clientes aqui da VTaddone Studio tiveram em média um aumento de 7% em números de seguidores comparando com o mês anterior.

As próprias plataformas de ensino à distância são redes sociais. Os estudantes interagem com um professor e com outros de suas salas virtuais. E, claramente este setor cresceu como um movimento natural de reinvenção para muitos negócios.

Aproveito para deixar uma dica. Se você deseja fazer videoconferência com seus clientes e parceiros, vejam alguns Apps:

Zoom
•Google Hangouts
•Whereby
•Skype
•GotoWebinar

Relação familiar
Interessante ressaltar que os jogos também podem ser considerados redes sociais, desde que os jovens se relacionam em missões e movimentos conjuntos dentro dos games, além de traçarem suas estratégias em bate-papo por voz dentro das plataformas.

Marketing e Números
Depois que a Globo informou abertura de alguns programas e séries na Globoplay, o App foi o mais baixado nos últimos meses.

Com certeza as plataformas de ‘streaming’ serão as mais acessadas nesta época. Curioso que como as pessoas não estão podendo sair de balada, o App Tinder voltou a aparecer como um dos mais baixados também. A final, nós sentimos a necessidade de nos relacionar uns com os outros, não é verdade?

Entretenimento
Algumas plataformas de televisão por assinatura inclusive já informaram que diminuirão a entrega de dados, como resoluções FULL HD, prevendo aumento de consumo.

Contudo, estes indicadores e movimentos das empresas, são evidências deste aumento de consumo, o Marketing e o Conteúdo das marcas precisam se ajustar a essa realidade.

*Vinícius Taddone fundou a VTaddone Studio em 2011 com intuito de ajudar pequenas e medias empresas que necessitam de Marketing diferenciado para crescimento de receita. Taddone passou por agências de turismo, e a última, ocupou o cargo de Coordenador de Marketing por 6 anos. Ele é bacharel em Planejamento de Marketing, Turismo e possui MBA em Marketing todas conquistadas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui as certificações em Marketing Digital na Prática (Endeaver), Java Script, Lógica em Programação e Flash CS3 pela Impacta Tecnologia e tem experiência em Marketing Workshop na Walt Disney World Resort em Orlando.(www.vtaddone.com.br 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários