ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/25/2020

Caramelows lança clipe “Robotização” mostrando viagens da banda pelo mundo

Robotização - Caramelows

Faixa faz parte do EP homônimo do grupo paulista


Uma viagem que une soul, jazz, psicodelia, funk setentista e rock com sonoridades puramente brasileiras é evocada no som da banda paulista Caramelows. Conhecidos por integrarem e produzirem projeto musical ao lado da cantora e compositora Liniker Barros, eles lançam o clipe “Robotização”, com imagens da turnê mundial que fizeram recentemente. O vídeo está disponível no canal do YouTube dos artistas.

Formada por Eder Araujo (sax e flauta), Renata Éssis (vocais), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo), Wiliam Zaharanszki (guitarra) e Péricles Zuanon (bateria), a banda tem em sua discografia o EP “Cru” (2015) e os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019) como Liniker e os Caramelows e um EP homônimo solo, explorando sons da música latina, nordestina e world music, onde está a faixa que acaba de ganhar um clipe.

“‘Robotização’ é a nossa interpretação de uma corrente musical que nos influenciou e influencia ainda hoje: a black music dos anos 60 e 70.  É uma das primeiras músicas que compusemos enquanto Caramelows e de certa forma reflete também os estudos de linguagens musicais que realizamos na busca de nossa identidade para o projeto Liniker e os Caramelows”, explica Péricles Zuanon.

Com nome inspirada na  faixa “The Robots” da banda Kraftwerk, “Robotização” faz uso de um pedal de efeitos nos vocais gravados por Renata Éssis, cuja textura evoca essa aura de futurismo vintage das bandas pioneiras da música eletrônica do século XX. Além disso, a música é um recado de alerta para os perigos da pós-verdade e da lavagem cerebral ultra direitista que dividiu a nação.

“Ainda que contenha uma mensagem política forte, musicalmente ‘Robotização’ é despretensiosa e irreverente, características que prezamos muito ao compormos, arranjarmos e produzirmos. Queremos criar música boa, rica e até embasada etnomusicologicamente, mas sem perder o bom humor e jamais deixando de nos divertir e entreter o público”, completa o baterista.

Destaque no mundo todo, os Caramelows já se apresentaram em festivais como o WOMAD, Lollapalooza Brasil, WOMEX, Rock in Rio, SXSW, Reeperbahn e muitos outros, além de programas e web shows (Tiny Desk, Furious Sessions), bem como casas de shows por todo o lado, muitas vezes dividindo o palco com artistas tão diversos quanto Elza Soares, Criolo, Mulatu Astatke, Cory Henry and The Funk Apostles, Ziggy Marley, Metá Metá e muitos outros.

Atualmente preparando uma série de lançamentos que incluem parcerias com a banda paranaense Mulamba, a cantora e dançarina espanhola Indee Styla e a artista moçambicana Selma Uamussi, Caramelows promete novas surpresas e outros caminhos para sua música continuar surpreendendo plateias por todo lugar. “Robotização” está disponível em todas as plataformas de música digital.


 Caramelows Divulgação-Leila Penteado
Ficha técnica:
Composição: Caramelows
Músicos:
Eder AraUjo - Sax Tenor e Sax Barítono
Marja Lenski - Congas, Efeitos, djembê
Pericles Zuanon - Bateria
Rafael Barone - Baixo
Renata Éssis - Vocais
William Zaharanszki - Guitarra
Rinaldo Santos - Trompete
Fernando TRZ  - teclados, Clavinet
Gravado no Zaha home em Araraquara/SP em Abril de 2019
Produção musical: Rafael Barone, William Zaharanszki, Dré Guines
Co-Produção musical: Caramelows
Engenharia de som: Dré Guines
Mixagem: Dré Guines
Masterização: Vitor Paranhos
Arte Gráfica: Fernando TRZ
Produção Executiva: Lets Gig

Siga Caramelows:

Caramelows - Robotização

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo