Agência utiliza realidade virtual para criar salas de aula imersivas

DO TEXTO: Pensando nisso e numa forma de tornar os ambientes virtuais mais interativos e personalizados, a Agência Casa Mais, pioneira em Realidade Virtual no Brasil (VR), desenvolveu a plataforma REUNI, uma solução de Web Conferência que utiliza a tecnologia VR e avatares 3D para encontros online semelhantes ao presencial.

Já faz mais de um mês que nossas vidas mudaram, por completo, em razão do isolamento social imposto para amenizar a propagação da Covid-19. Com isso, as rotinas de trabalho e de estudo foram as mais afetadas, pois nossas casas transformaram-se em “escritórios” e em “salas de aula”, onde passamos a nos conectar com nossos colegas de trabalho e de estudo, chefes e professores por meio de plataformas online.

Embora tal recurso proporcione maior praticidade, também pode nos levar à exaustão, pois, enquanto numa empresa ou colégio, interagimos a todo o momento com as pessoas que estão ao nosso redor, numa aula online, por exemplo, centramos toda a nossa atenção para uma tela, sem alterar a posição do corpo por um bom tempo, tornando-se algo cansativo. Pensando nisso e numa forma de tornar os ambientes virtuais mais interativos e personalizados, a Agência Casa Mais, pioneira em Realidade Virtual no Brasil (VR), desenvolveu a plataforma REUNI, uma solução de Web Conferência que utiliza a tecnologia VR e avatares 3D para encontros online semelhantes ao presencial.

“Trata-se de uma solução em Realidade Virtual que tem como objetivo aprimorar não somente a estética das conferências online, mas, sobretudo, a experiência de imersão dos usuários, ajudando na assimilação do conteúdo de forma assertiva em um cenário totalmente interativo, imersivo e lúdico”, afirma Fabio Costa, CEO da agência. Uma das áreas de atuação da plataforma é na educação, por meio de aulas imersivas dentro de uma sala de aula virtual, que aproxima professores e alunos.

Para isso, segundo Costa, a plataforma utiliza de ferramentas interativas e dinâmicas que favoreçam a concentração dos alunos e viabilizem melhorias nas metodologias de ensino e na apresentação dos conteúdos virtuais, em um formato totalmente imersivo.

E como funciona? O CEO afirma que o processo é simples: “O professor pode personalizar a sua sala, oferecendo computadores virtuais e blocos de notas para os alunos. Ele pode, também, andar pelo ambiente, utilizar uma lousa para mostrar o conteúdo da matéria e, até mesmo, fazer uma pesquisa no Google, utilizando um navegador que é ativado por comando de voz”.

Além disso, Costa afirma que todo esse conteúdo pode ser espelhado nos computadores virtuais dos alunos, incluindo vídeos 360 graus, os quais lhes permitem se movimentarem pelo ambiente virtual por meio da utilização do mouse. Para fazer tudo isso, o professor precisar apenas colocar os óculos de Realidade Virtual, que já contém todo o projeto personalizado, o qual foi instalado pela equipe REUNI. E, se a sala de aula estiver barulhenta, é possível silenciar os áudios dos estudantes.

Já o aluno, de acordo com Costa, necessita apenas instalar o software em um PC ou Mac ou, até mesmo, realizar o acesso no site da plataforma REUNI, inserir uma cor para o avatar e o seu nome. “Ele pode aproveitar melhor a aula utilizando o zoom na tela do seu computador virtual e tirar as suas dúvidas via chat ou por meio do sistema de áudio 3D, sempre acompanhando a movimentação do professor, por meio do cenário 360°”. Para estudar posteriormente, basta utilizar o bloco de notas e o sistema de gravação da aula em vídeo, cujos arquivos são armazenados no mesmo computador utilizado para assistir à aula.

Mas não para por aí, a plataforma também oferece experiência semelhante para reuniões em home office, treinamentos remotos e até plantão virtual de venda de imóveis, com a possibilidade de um tour virtual pelo imóvel. “Precisamos ficar em casa, mas também precisamos trabalhar. No meio desse impasse, o home office foi a solução adotada por muitas empresas, porém, para que esse modelo funcione da melhor forma, é preciso utilizar ferramentas adequadas e funcionais neste novo cenário que estamos vivendo”, afirma Costa. Assim, nada melhor do que uma experiência virtual mais realista, como a proporcionada pela REUNI.

Para saber mais informações sobre as aulas educativas imervisas, basta ver este vídeo:


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários