ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/05/2020

Newton abre inscrições gratuitas para Science Days, evento em parceria com a NASA

Aberto ao público, maior feira itinerante de ciência espacial do país busca despertar jovens e adolescentes de escolas públicas e privadas para ciência, inovação e tecnologia

No próximo dia 17 de março, a Newton promove o Science Days, maior feira de ciência espacial para crianças e jovens de todo o país em parceria com a NASA. O evento, considerado o maior da América Latina nesse estilo, busca despertar em estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes municipal, estadual e privada o interesse pelas áreas de inovação, ciência, tecnologia e engenharia. Exposições, palestras, oficinas e competições serão realizadas durante todo o dia nos centros de inovação e nos laboratórios do campus Buritis da Newton (Rua José Cláudio Rezende, 420. Estoril). E o melhor: tudo inteiramente gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa pelo link http://bit.ly/ScienceDaysNewton.

A Newton é a primeira instituição de ensino superior a trazer o Science Days para Minas Gerais. O evento, criado e difundido em parceria com a Câmara do Comércio Brasil Flórida, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), foi inspirado no Florida’s Space Day, que apresenta aos jovens a importância da indústria espacial para a economia da Flórida. O Science Days foi lançado no formato de feira internacional, estabelecendo pontes entre Brasil e Estados Unidos e despertando estudantes da educação básica para a ciência e a tecnologia.

Cinco convidados que tiveram carreiras de sucesso na NASA estarão presentes no Space Talks NASA, palestras que ocorrerão durante todo o dia 17, sobre assuntos como realidade aumentada e tendências, a experiência da NASA e o impacto na área de educação espacial. Além das conferências, os visitantes poderão conhecer, no espaço Pavilhão Espacial, um curioso acervo da NASA, com itens que mostram a história da exploração espacial americana. Entre os artefatos em exposição, estão o NASA Apolo Hardware, utilizado no painel de comunicação na sala de controle, o acelerômetro NASA 1965 Apollo Program, a réplica oficial do capacete de astronauta e a escala modelo do Apollo 11.

Os estudantes também terão acesso a oficinas, competições educacionais e palestras interativas, organizadas pela equipe de professores e alunos do Instituto de Ciências Exatas da Newton. No Pavilhão Maker, crianças e adolescentes poderão participar de diversas atividades como oficina de hologramas, de programação, de lançamento de foguetes, de nanopartículas magnéticas e ferrofluidos, passa ou repassa de Astronomia, competição sumô de robôs e competição de catapulta.

Evento gratuito contará com oficinas interativas, competições educacionais, palestras e exposições nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática-Divulgação
Leonardo Fernandes, responsável pelo setor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Newton, avalia a importância do ensino superior ser espaço de acolhimento a eventos como esse, direcionado, especialmente, para a educação básica. “Todos os níveis da educação possuem o papel de preparar as próximas gerações para atuarem nos desafios do presente e construírem um futuro melhor. Acredito que as nossas instituições têm esse papel de despertar o talento dos jovens para que possam conectar o que fazem muito bem, o que amam fazer com as transformações que querem gerar. O ensino superior está ali na ponta desse processo, recebendo os jovens da educação básica e sendo espaço de conexão do mercado e da sociedade com eles. Por isso, trazer experiências de emprego, trabalho e transformação social são tão inerentes ao fazer da educação superior. Ciência e inovação são alavancas para essas frentes”, defende.

STEM – O Science Days investe na proposta interdisciplinar que une conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para Leonardo Fernandes, o momento também convida a comunidade escolar e acadêmica a pensar em outra perspectiva sobre a relação entre o ser humano e a tecnologia. “Nossos alunos veem muitas notícias e estudos sobre o futuro do trabalho, sobre como as tecnologias estão substituindo as pessoas em algumas funções e empregos estão sumindo. O evento traz um novo filtro para esse olhar: vamos pensar nas oportunidades de criação e inovação que essas tecnologias trarão”, pondera.

“Vemos o Science Days como oportunidade de gerar novas experiências para a nossa comunidade acadêmica, desenvolvendo uma rede de parceiros que nos instigam a pensar a nossa educação de uma forma diferente, conectada com tecnologia de ponta e sonhando alto. Ao mesmo tempo, vamos conseguir abrir o nosso campus ainda mais para a cidade e para quem quiser utilizar nossos espaços para testar novas ideias”, continua.

Science Days promove encontro entre pesquisadores da NASA com estudantes de escolas públicas e privadas-Divulgação
Sobre os palestrantes – Dr. Kumar Krishen é PHD em Engenharia Elétrica e Eletrônica. Soma mais de 50 anos de serviços dedicados à NASA.  Atuou como Cientista Sênior de Investigação Tecnológica, na Direção de Integração e Ciência da Exploração (EISD) no Centro Espacial Johnson Space Center/ NASA, incluindo estudos que levaram o homem pela primeira vez à Lua em 1969. Atualmente, participa das pesquisas que levarão a primeira tripulação humana a Marte. Dr. Khrishen forneceu soluções para atender necessidades de inovação na exploração espacial, desenvolvendo novas tecnologias. Elaborou conceitos originais avançados sobre sensoriamento remoto, sistemas de saúde, cargas úteis científicas, sistemas de sensores, sistemas de comunicação e rastreamento, tecnologias de suporte a missões e tecnologias de automação e robótica.

George Francis Gabrielle trabalhou como engenheiro na NASA/Kennedy Space Center. Viu o lançamento do primeiro ônibus espacial e já integrou a equipe de engenharia de controle do lançamento de diversos outros ônibus espaciais. No Science Days Brazil, ele irá compartilhar a trajetória profissional e a experiência que teve no programa espacial da NASA com fotos e vídeos, inspirando jovens, professores e outros profissionais.

Vinicius Fantuchi é engenheiro de controle e automação e apaixonado por computadores desde a infância. Atualmente, lidera o desenvolvimento técnico e pedagógico do programa educacional baseado na missão do Asteroide Bennu, ensinando crianças e adolescentes sobre a NASA, sobre robótica e programação com base na missão espacial.

Jefferson Michaelis é Chairman da Fundação Michaelis e Conselheiro da KSC International Space Academy, programa global de incentivo à educação espacial investido pela KSCIA. Foi premiado pela NASA Alumni League pelas contribuições ao programa espacial americano.

Simone Keller Fuchter é mentora da equipe vencedora do IASP STEM Girls que, no momento, prepara o experimento para ser lançado pelo foguete da SpaceX, ainda em 2020, para ser testado na Estação Espacial Internacional (ISS). Atua como conselheira na área de Realidade Aumentada no KSC International Space Academy, Space Camp Journey to Mars e Science Days.

Science Days-Divulgação
Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.
Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.
Veja mais em newtonpaiva.br

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo