Museu Casa de Portinari celebra 50 anos

DO TEXTO: Cerimônia de aniversário – 50 anos do Museu Casa de Portinari
Museu Casa de Portinari-Gian Claudio Biancuzzi

Com cerimônia neste sábado (14), equipamento cultural abre agenda de comemoração

Em 14 de março, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, comemora 50 anos enriquecendo a cultura nacional ao disponibilizar e oferecer acessibilidade às pinturas murais e à vida de Candido Portinari. Durante todo o ano, diversas atividades celebrarão o marco histórico. Para iniciar a programação, neste sábado (14), data oficial, às 11h, o equipamento promove uma cerimônia de aniversário aberta ao público.

No evento, serão lançados o selo comemorativo, com o logo dos 50 anos, que será usado pelos visitantes e Correios; o projeto Pedalando com o Museu, que disponibilizará ao público bicicletas para percorrer os Caminhos de Portinari em Brodowski (SP); e o espetáculo luz e som, instalado na Capela da Nonna, com a descrição das obras presentes no local.

Além disso, também será anunciado o Centro de Pesquisa e Referência do Museu Casa de Portinari, e as autoridades e figuras históricas da casa serão homenageadas. Para o encerramento, os participantes homenagearão o museu com um parabéns.

A cerimônia de aniversários dos 50 anos do Museu Casa de Portinari será em 14 de março, sábado, às 11h, nos jardins do Museu. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284.

Domenica Torquato, mãe de Candido Portinari, inaugurando o Museu em 1970-Divulgação
Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari reúne e conecta a história de Candido Portinari com sua terra natal, suas origens e a paixão pela arte. As experiências artísticas e técnicas, os hábitos e o desenvolvimento da família ficaram registrados no imóvel, como nas obras pintadas nas paredes em cômodos diversos, nos poemas que descrevem a rotina da vizinhança ou, ainda, na capela que o pintor construiu para a avó e nas roseiras plantadas por ela.

Em 1968, a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, posteriormente, adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. O equipamento cultural foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em janeiro de 1970. Meses depois foi aberto para visitação com esforços dos familiares do artista, do município e do Estado.

SERVIÇO:
Cerimônia de aniversário – 50 anos do Museu Casa de Portinari
Data: 14 de março de 2020
Horário: sábado, 11h
Local: Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Candido Portinari, 298 - Brodowski/SP
Informações: (16) 3664-4284

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários