Kapulana lança Ilha, livro de Marcelo Jucá

DO TEXTO: Ilha, do brasileiro Marcelo Jucá, com ilustrações de Felipe Tognoli, retrata de maneira sensível a vida de Dado, garoto que vive em um lixão.

Obra infantil ilustrada aborda questões sociais a partir da história do menino Dado, morador de um lixão

A Kapulana, editora voltada para a publicação e divulgação de obras de autores brasileiros e estrangeiros com foco em temas marginais, publica Ilha, do brasileiro Marcelo Jucá.

Com ilustrações de Felipe Tognoli, o livro narra a vida de Dado, garoto que vive em um lixão e que é forçado a lidar com situações difíceis demais de serem enfrentadas por uma criança, como a fome, a pobreza e o trabalho infantil. Com suas descobertas e brincadeiras, Dado tenta entender o que é a vida no lixão, a “Ilha”, imaginando como deve ser o mundo e a vida dos que moram fora dela.

De maneira delicada e lúdica, Jucá sensibiliza crianças e adultos através de reflexões sobre as diferenças econômicas e sociais daqueles que não têm acesso à alimentação, saúde, educação e uma infância saudável.

A obra foi vencedora do Seja Nosso Autor, processo de seleção da Kapulana na edição de 2018. Outro livro de Jucá publicado pela editora é O que pegamos emprestado dos outros (2019), projeto premiado pela Prefeitura de São Paulo que acompanha a vida da menina Yasmin. Conversando com seu pai, ela descobre que todas as pessoas pegam "emprestado" características, manias, gostos e atitudes de outras pessoas. Ao longo da narrativa, a menina tenta descobrir o que já pegou emprestado de outras pessoas e o que ela vai assumir como sua própria identidade.

Ilha

Ilha, do brasileiro Marcelo Jucá, com ilustrações de Felipe Tognoli, retrata de maneira sensível a vida de Dado, garoto que vive em um lixão. Com suas descobertas e brincadeiras, Dado tenta entender a vida na “Ilha” e imaginar o mundo que fica fora dela. Para onde vão as pessoas que conseguem ir embora, mas nunca retornam? é uma das dúvidas do garoto. Um livro delicado sobre questões sociais difíceis de serem enfrentadas por uma criança, como fome, pobreza e trabalho infantil. É uma obra infantil que provoca adultos e crianças a fazerem reflexões sobre a realidade.

Ilha
Marcelo Jucá
Editora Kapulana
Gênero: infantil
28 páginas
R$32,90
ISBN: 978-85-68846-82-7
Disponível nas principais livrarias do Brasil ou através do site: http://www.kapulana.com.br/produto/ilha-marcelo-juca/

Sobre o autor 
Marcelo Jucá é escritor, educador e jornalista. Atua como artista-educador em oficinas e programas da prefeitura. Como jornalista, colaborou em jornais, revistas e agências de comunicação. É autor de obras infantis e juvenis de reconhecimento literário.

Sobre a Editora Kapulana  
Editora voltada para a publicação e divulgação de escritores brasileiros e africanos, com foco em obras com temática marginal ou pouco contemplada na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras de literatura infantil, juvenil e para adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários