Gestão do Tempo e Isolamento Social

DO TEXTO: Por recomendação de especialistas em epidemias, a forma mais eficaz de contermos a contaminação do COVID-19 é o ISOLAMENTO SOCIAL.
Planejamento... faz a diferença!

 

Planejamento... faz a diferença!

 

Por: Prof. Paulo Lopes* 

“Há males que vêm para o bem…"

Acredito ser este o momento ideal para utilizarmos esta “máxima”.

Por recomendação de especialistas em epidemias, a forma mais eficaz de contermos a contaminação do COVID-19 é o ISOLAMENTO SOCIAL. Portanto, sejamos sensatos, vamos deixar polêmicas e opiniões empíricas a parte e vamos ficar em casa.

Frente a esta nova realidade nos deparamos com "todo o tempo do mundo” e não sabemos como agir, temos as 24 horas do dia à nossa disposição, conseguimos tempo para realizar "aquelas pequenas tarefas" , podemos iniciar a rotina de exercícios físicos enfim, somos donos do nosso tempo. E agora que temos tempo, como lidar com este paradoxo?

A GESTÃO ensinou-me que tudo na vida é PLANEJAMENTO e neste momento de ISOLAMENTO SOCIAL, o PLANEJAMENTO do seu tempo é fundamental para que o ócio não transforme a sua vida em um tédio profundo.

Devemos organizar uma “rotina diária” e não uma “rotina semanal”, pois atividades distintas em horários distintos farão com que os nossos dias sejam diferentes. Planeje uma rotina em que os exercícios físicos, sempre compartilhados com opiniões de PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, estejam inclusos. O exercício físico auxilia na produção de serotonina (hormônio que regula o humor, sono, sensibilidade e funções intelectuais) e pode nos auxiliar muito momento atual. Além do exercício físico, devemos incluir o horário do sono, das refeições, da leitura, dos cursos on line, daquele momento em família e, por que não, “daquele momento da bobeira”.

Estes horários devem ser alternados diariamente.

Por exemplo: Hoje eu acordei mais tarde e realizei o meu exercício físico à tardinha.

Amanhã irei acordar cedo e realizar o meu exercício físico no turno da manhã e recuperar o sono naquela “sesta” depois do almoço.

Procure mesclar atividades que já faziam parte da sua rotina com atividades novas, pois mudanças de hábitos são importantes, porém o processo de transição pode ser desconfortável e causar ansiedade.

Aproveite este momento para abraçar o seu amor, os seus filhos e os seus pais, desde que estejam no mesmo espaço de isolamento e se estiverem distantes, faça uma vídeo chamada e diga o quanto eles são especiais e importantes na sua vida. 

Deixe que eles sintam o quanto é bom estar perto deles, pois o melhor presente que podemos dar para alguém é o nosso tempo exclusivo.

Aproveite este tempo de ISOLAMENTO SOCIAL para cuidar da sua saúde física, mental e emocional de forma planejada e perceberá que servirá muito mais de que uma prevenção à contaminação do COVID-19, servirá para uma mudança integral.

*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários