Cinema: pré-estreia de Três Verões

DO TEXTO: "Três Verões", longa com Regina Casé é destaque da mostra Imagem dos Povos
Três Verões-Divulgação
Longa com Regina Casé é destaque da mostra Imagem dos Povos

Três Verões é o quarto longa dirigido por Sandra Kogut, diretora de filmes premiados como Mutum, Um Passaporte Húngaro e Campo Grande, e faz sua pré-estreia na abertura da mostra Imagem dos Povos, que acontece no dia 08 de março (domingo). A exibição é gratuita e aberta ao público, com retirada do ingresso na bileteria do MIS Santa Tereza. Mais sobre a mostra abaixo.

Com ótima passagens por festivais ao redor do mundo, o longa tem arrancando elogios pela atuação de Regina Casé, ganhadora do prêmio de melhor atriz no Festival do Rio 2019. A estreia nacional acontece no dia 19 de março.

TRÊS VERÕES
93 min
lançamento 19/3/2020
país de origem BRA

A cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma empregada e de um velho patriarca, ambos vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemporâneo, imediatamente antes de 2018.

Festivais
Toronto International Film Festival
Festival de Havanna 2019 – Melhor montagem
Festival Antalya Golden Orange Film 2019 – Melhor Atriz
Festival do Rio 2019 – Melhor Atriz

Elenco
Regina Casé - Madá
Otávio Müller - Edgar
Gisele Froés - Marta
Rogério Fróes - Lira
Carla Ribas - Branca
Jessica Ellen - Vanessa
Daniel Rangel - Luca
Carol Pismel - Jana
Wilma Melo - Cida
Luciano Vidigal - Paulo
Edmilson Barros - Elísio
Charles Fricks - João Paulo
Paulo Verlings - Emerson
Glicerio do Rosário - Ribamar
Alli Willow - Jessy

Ficha Técnica
Direção Sandra Kogut
Distribuição Vitrine Filmes
Produção República Pureza
Coprodução Globo Filmes
Roteiro Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro
Produção Marcello Ludwig Maia, Laurent Lavolé
Produção Associada Carlos Diegues

Imagem dos Povos – Mulheres

Mostra vem mais atual que nunca, celebrando o cinema feito por mulheres

A mostra “Imagem dos Povos – Mulheres” ocupa o charmoso MIS Santa Tereza entre os dias 08 e 19 de março, focando no protagonismo feminino na produção audiovisual. Dedicada às profissionais que fazem cinema, todos os filmes selecionados foram dirigidos por mulheres.

Ao todo, serão exibidos 48 filmes de dez países, divido em três programas. Panorama Mundial e Panorama Brasil apresentam as tendências da produção audiovisual. Já o Cinemateca apresenta Alice Guy-Blaché – uma homenagem à primeira cineasta de ficção da história do cinema. São 28 filmes com direção da francesa e quatro filmes que contextualizam a sua história. Este último programa também será exibido na web no imagemdospovos.com

Filmes inéditos e pré-estreias compõe a Mostra 

É o caso dos filmes de abertura selecionados especialmente para serem exibidos no Dia Internacional da Mulher. O aguardado “Três Verões” de Sandra Kogut, com Regina Casé no elenco vem causando burburinho desde que foi anunciado e promete mais uma performance marcante da atriz. “Be Natural”, documentário de Pamela B. Green sobre Alice Guy-Blaché é narrado por Jodie Foster e tem participação de importantes artistas como Agnès Varda, Julie Delpy, Ben Kingsley e Diablo Cody.

Outro filme que também faz sua pré-estreia na mostra (14/03) com a presença da diretora é “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, que conta com delicadeza a relação fraternal entre um senhor e uma jovem, uma coprodução Brasil - Uruguai.

Películas de diversas partes do mundo completam a programação, incluindo o sucesso mexicano “A Camareira”, de Lila Avilés (14/03), o escolhido do México para representa-los no Oscar e o peruano Canção sem Nome, de Melina Leon, que encerra a mostra na quinta-feira (19/03). Este último foi exibido na quinzena dos realizadores no Festival de Cannes do ano passado. Já a coprodução belga, croata, francesa e macedônia “Deus é mulher e seu nome é Petúnia”, de Teona Strugar Mitevska, aborda os desafios das mulheres em lugares onde as tradições locais as excluem.

Vale destacar ainda a importância de uma mostra inclusiva com a acessibilidade nos filmes garantida pela legenda descritiva, em português ou libras. Todas as sessões serão comentadas pelas curadoras e/ ou diretoras.

A programação completa está no anexo. E informações detalhadas sobre cada película serão enviadas em seguida.

A mostra “Imagem dos Povos – Mulheres” é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.


SERVIÇO
Imagem dos Povos
De 08 a 19 março no MIS Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza). Programação completa em: www.imagemdospovos.com
A programação é gratuita e os ingressos precisam ser retirados na bilheteria do MIS Santa Tereza antes das sessões.
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Sobre o Imagem dos Povos
Criada em 2005, é uma Mostra internacional de conteúdo audiovisual única no Brasil por ser realizada desde sua origem em múltiplas plataformas (cinema, televisão e web). Sempre buscando as tendências na produção e no mercado, exibiu mais de mil e trezentas produções, realizou seminários internacionais e workshops de excelência, estabelecendo parcerias com realizadores, festivais e fundos de financiamento e fomento, promovendo o intercâmbio de realizadores mineiros com artistas e produtores de mais de 60 países.
Seu foco é a difusão de conteúdos da diversidade cultural e humana, buscando enfatizar as temáticas contemporâneas.
A idealização, realização, direção e curadoria geral são de Tâmara Braga Ribeiro, Maíz d’Assumpção e Adyr Assumpção.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários