DO TEXTO: APOCALIPSE - Nunca uma música de mais de três décadas tornou-se tão atual!
Estamos vivendo tempos de medos e inseguranças.


Numa época de incerteza e medo, com guerras, doenças e o desamor cada vez mais evidente entre as pessoas, nos perguntamos: estamos próximos do fim do mundo? Apocalipse, lançada por Roberto Carlos há mais de 30 anos, nos faz refletir sobre as profecias cada vez mais confirmadas. 

Por Derbson Frota

Estamos vivendo tempos de medos e inseguranças. O pavor do COVID-19 e a incerteza sobre o futuro nos deixa apavorados, amedrontados, atordoados. Será que realmente o fim está próximo?

Em 1986 o novo LP do sempre visionário Roberto Carlos chegava às lojas com grandes hits: Do fundo do coração, Amor perfeito e o samba Nega tocaram muito no coração dos súditos, mas o maior sucesso e sem dúvida o que chamou mais atenção foi o rock Apocalipse. Recorde total nas rádios, com 3.608 execuções no dia do lançamento (ultrapassando Caminhoneiro com 3.287 e Verde e amarelo com 3.577), a canção, composta por ele e seu inseparável parceiro tremendão Erasmo Carlos, alertava para as mazelas do mundo, ratificando o que dizem os versículos do capítulo Apocalipse, da Bíblia.

Aliás, para compor a referida canção, Roberto e Erasmo embasaram seus conhecimentos sobre o tema consultando o livro sagrado e as profecias de Nostradamus. O resultado foi um sucesso estrondoso, tornando Apocalipse uma das maiores canções da carreira do artista. Religioso praticante, Roberto enfatizava que a inspiração para compor a música veio de sua crença na palavra de Deus: "Eu acredito em tudo o que a Bíblia diz, porque acredito que ali está escrita a palavra de Deus. Então eu acredito em todas essas coisas, nesse mundo novo que há de vir. E é preciso que o homem se prepare para esse mundo", enfatizou o rei em uma entrevista na época.

Nunca uma música de mais de três décadas tornou-se tão atual! Estamos vivendo uma época de incertezas sobre o destino da humanidade. A letra de Apocalipse traz à tona reflexões e dúvidas sobre o que nos aguarda. Cada vez que olhamos os noticiários, estremecemos. Apesar de muitos não quererem ver, profecias confirmadas alertam que é fim da estrada. E nós, estamos preparados para os tempos de dor? Da falta de amor?

No entanto, apesar do alerta e das verdades com frases abertas, o clássico termina com um alento, uma esperança para quem tem fé em Deus e procura seguir seus passos: Ele virá trazendo a luz do novo mundo.

Apocalipse
Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Perto do fim do mundo
Como negar o fato
Como pedir socorro
Como saber exato
O pouco tempo
Que resta
Só vai sobrar
O que presta

Perto do fim do mundo
Quem quer correr não pode
Onde há fumaça, há fogo
Quando a verdade explode

Muitos não querem ver
Mentes em eclipse
Mas tudo está escrito
No apocalipse

Olho os jornais e estremeço
Todo final tem seu começo
Taças amargas derramadas
Profecias confirmadas

Alertam que é o fim da estrada
Tempo de dor
Falta de amor

Perto do fim do mundo
Drogas num mar sem porto
A violência, o crime
Na aprovação do aborto

Por tudo isso
Se a terra treme
Só quem não deve
Não teme

Olho os jornais e estremeço
Todo final tem seu começo
Taças amargas derramadas
Profecias confirmadas

Alertam que é o fim da estrada
Tempo de dor
Falta de amor

Pra quem seguir Seus passos
E o Seu amor profundo
Ele virá trazendo
A luz de um novo mundo

Perto do fim do mundo
Como negar o fato…
Perto do fim do mundo
Quando a verdade explode…

Nota do Portal Splish Splash:
Clique e assista o clipe de Apocalipse, lançado no especial de 1986:


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários