Você morre quando esquecem seu nome é o novo livro de contos de Flávio Costa

DO TEXTO: Como bem diz a apresentação do livro, redigida por Tom Correia (ex-curador da Flica) o escritor traz “um olhar que ao mesmo tempo nos tira do chão e nos faz um alerta: se é na rua que a vida pulsa, também é na rua que a vida se esvai”.

Bissau Livros lança segundo volume de contos do premiado autor baiano. Escritor é vencedor de importante prêmio literário internacional

O escritor e jornalista Flávio VM Costa publica, em fevereiro, seu segundo livro de contos, pela editora Bissau Livros. Intitulado Você morre quando esquecem seu nome, a poética da obra revela as engrenagens racistas da sociedade brasileira, pelas quais se desnudam a violência e o massacre de pessoas pretas. Explorando a geografia da Salvador contemporânea e a história para longe de folclores, o autor tem a capital baiana como cenário predominante dos seus contos. Como bem diz a apresentação do livro, redigida por Tom Correia (ex-curador da Flica) o escritor traz “um olhar que ao mesmo tempo nos tira do chão e nos faz um alerta: se é na rua que a vida pulsa, também é na rua que a vida se esvai”.

A pré-venda  já teve início, por meio do site www.bissaulivros.com, com entrega em todo território nacional e também no exterior.

Ao se referir aos possíveis aspectos autobiográficos que possam se projetar no arcabouço das histórias, o escritor ressalva que não se trata de transcrever nada "como aconteceu literalmente", ressaltando que em seu processo literário não importa saber o que aconteceu a si próprio, mas de que maneira esse material biográfico pode ganhar outros contornos, nuances e sentidos. 

Considera que, nesse caso, os fatos têm pouca importância e não tem em mente necessariamente um eixo temático ao compor suas narrativas. “Eu não penso em temas quando eu escrevo um conto, eu penso na estrutura do texto e como contar cada história. Penso na frase, penso em como incorporar a minha voz de escritor na narrativa. Os temas aparecem embrenhados na narrativa e não é uma preocupação minha se vão soar ou não panfletários”, afirma o autor.

Flávio estreou na ficção em 2016, com a coletânea de contos Caçada Russa, livro vencedor do Prêmio Bunkyo de Literatura em 2018. Antes, ele já tinha figurado como o único brasileiro entre os quatro vencedores do concurso literário internacional Prada Feltrinelli Prize (Itália, 2016), com o conto Tenente Marcus, presente no novo livro. Enquanto jornalista, Flávio VM Costa passou pelas redações dos jornais soteropolitanos Correio e A Tarde e das revistas Imprensa e IstoÉ. Atualmente é repórter do Portal UOL, em São Paulo.

Bissau Livros - Fundada pelo jornalista baiano Saymon Nascimento, que vive há mais de 10 anos na África - primeiro em Angola e agora em Cabo Verde -, a proposta da Bissau Livros é dar visibilidade aos escritores de países lusófonos no Brasil e, ao mesmo tempo, lançar escritores baianos para o mundo, criando uma espécie de catálogo internacional.

Mesmo contando com lançamentos pontuais e em cidades estratégicas, a Bissau Livros concentra sua força de vendas na internet e investe predominantemente no público jovem, que tem pontos de vista alternativos. A estreia da editora deu-se em outubro de 2019 com o lançamento do romance 2+1, de autoria de Rogério Menezes, que teve ótima aceitação do público e imprensa.
Mais informações: www.bissaulivros.com

SERVIÇO:
Lançamento do livro de contos “Você morre quando esquecem seu nome” 
Autor: Flávio VM Costa
Editora: Bissau Livros 
Edição: 2020
Formato: 14x21cm
Número de páginas: 112 
Contos: ficção 
Idioma: Português
Preço de venda: R$ 50

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários