Ocean Viking é impedido de retomar salvamentos

DO TEXTO: Ocean Viking, de busca e salvamento operado por Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a ONG SOS MEDITERRANEE, foi colocado em quarentena após o desembarque de 276 pessoas resgatadas no mar nos dias anteriores.
Sandy McKee/MSF


Justificativa é surto de Covid-19 na Itália, mas quarentena vale só para barcos de resgate

Como a Itália foi atingida pelo surto de Covid-19 no domingo (23/02), a embarcação Ocean Viking, de busca e salvamento operado por Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a ONG SOS MEDITERRANEE, foi colocado em quarentena após o desembarque de 276 pessoas resgatadas no mar nos dias anteriores.

O navio cumpriu todas as exigências e agora está ancorado na Sicília. A organização defende que as restrições de quarentena estão sendo aplicadas de forma discriminatória valendo apenas para embarcações de busca e resgate.

“Colocar em quarentena o Ocean Viking é equivalente a parar uma ambulância no meio de uma emergência”, afirmou Michael Fark, coordenador-geral de MSF para operações de busca e salvamento e para Líbia. “Essa é uma ação discriminatória. Os únicos navios que foram colocados em quarentena são os que efetuam resgates.”

Fark disse estar recebendo relatos de barcos em perigo no Mediterrâneo, colocando em risco a vida de muitas pessoas. “É urgente que o Ocean Viking volte ao mar para evitar que homens, mulheres e crianças se afoguem”, disse.

O coordenador de MSF afirmou terem sido cumpridas rigorosamente todas as medidas preventivas relacionadas ao surto e que “atualmente não temos motivos para suspeitar que qualquer pessoa da tripulação a bordo tenha contraído ou sido exposta ao vírus”.

“Em conformidade com um pedido das autoridades italianas, a temperatura e o estado de saúde de todos estão sendo verificados e reportados pela equipe médica de MSF a bordo duas vezes por dia”, ressaltou.

Segundo ele, “as preocupações legítimas de saúde pública colocadas pelo Covid-19 não devem ser usadas para justificar a interdição de ações de salvamento no mar”.

Anthony Jean/MSF
Há 32 tripulantes e um jornalista atualmente a bordo do Ocean Viking, que está ancorado em quarentena no porto de Pozzallo (Sicília) desde domingo (23/02). A equipe médica de MSF é treinada e capaz de aplicar todas as medidas de prevenção, incluindo aquelas contra o Covid-19, seguindo protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde italiano. Após o desembarque de 276 pessoas resgatadas no domingo, 23 de fevereiro, em Pozzallo (Sicília), os sobreviventes foram mantidos em quarentena e examinados. Nenhum caso de Covid-19 foi reportado.

Sobre Médicos Sem Fronteiras
Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários