"Código de barras": por que as rugas se formam nos lábios e como tratar?

DO TEXTO: Rugas que se formam na região que circunda os lábios têm relação com maus hábitos; a Dra. Kédima Nassif explica quais deles facilitam o aparecimento do problema e apresenta alguns tratamentos.


Rugas que se formam na região que circunda os lábios têm relação com maus hábitos; a Dra. Kédima Nassif explica quais deles facilitam o aparecimento do problema e apresenta alguns tratamentos.

São Paulo – fevereiro de 2020 - Marcas de expressão são parte do processo natural de envelhecimento da pele, uma hora ou outra elas aparecem, se não forem evitadas e prevenidas.  Porém algumas delas aparecem precocemente por conta de hábitos que podem ser mudados: é o caso do código de barras – aquelas pequenas linhas verticais que se formam nos lábios ou na pele logo acima do lábio superior. Esse tipo de ruga surge principalmente quando a pessoa fuma constantemente ou toma muito sol. “As contrações musculares, juntamente com o envelhecimento cutâneo, formam essas rugas que, com o tempo, tornam-se aparentes até mesmo quando os lábios estão relaxados”, explica a Dra. Kédima, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Segundo a Dra. Kédima, o envelhecimento da pele é causado por fatores tanto internos quanto externos, que levam à diminuição das fibras de colágeno e elastina, favorecendo, dessa forma, o surgimento das rugas. “Alguns hábitos podem ser determinantes para retardar o aparecimento dessas rugas. Evitar o tabagismo é o principal, afinal, o cigarro faz mal por inúmeros motivos, não só para a pele. A exposição solar excessiva e a poluição também contribuem para o estresse oxidativo da pele. Logo, a ingestão de líquidos e alimentos antioxidantes auxiliam na prevenção, além do protetor solar, é claro, que deve ser usado todos os dias e deve ter FPS de no mínimo 30”, recomenda a dermatologista.

Porém, uma hora ou outra as rugas acabam aparecendo. Uma vez que elas já estão instaladas, é possível tratá-las? A Dra. Kédima explica, a seguir, os principais procedimentos:


Toxina Botulínica: A aplicação da toxina é um ótimo procedimento para o caso, segundo a dermatologista, principalmente para os pacientes que possuem o problema, mas ainda em um estágio não muito avançado. O efeito dura cerca de seis meses, até ir diminuindo ao longo do tempo, sendo necessária a reaplicação. E o melhor, o início precoce do uso da toxina na região ainda evita o surgimento do problema.


Preenchimentos: São muito eficazes para tratar as rugas ao redor dos lábios, pois melhoram o aspecto da pele e preenchem os sulcos que se formam devido à idade. Quando o preenchimento é feito combinado ao tratamento com a toxina botulínica, o resultado é ainda melhor.


Dermoabrasão: “É um procedimento que faz uma renovação profunda na pele através de uma lixa cirúrgica. Pode ser feito com anestesia local e funciona muito bem quando associado à toxina botulínica, mas que deve ser evitado em pessoas morenas ou bronzeadas. “


Peelings Químicos: “Também indicado para pacientes que possuem rugas mais leves, o tratamento conta com a aplicação de ácidos que removem as camadas danificadas, possibilitando o surgimento de uma nova. Os peelings têm como vantagem a rápida recuperação, além da duração do procedimento, que é bastante breve, a depender do tipo de ácido usado”, finaliza Dra. Kédima Nassif.


FONTE: DRA. KÉDIMA NASSIF – Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários