LightBlog
>

ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/27/2020

Atrações especiais celebram Mês da Mulher

Dona do Rua-Divulgação/Dona da Rua
Programação para o Mês da Mulher no Centro de SP tem shows, tour temático e exposição de artistas mulheres

As atrações especiais visam promover reflexões sobre a condição das mulheres na contemporaneidade, apresentações de grupos musicais femininos e a história de várias mulheres na construção da Capital Paulista

O Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto no Centro de São Paulo, está com uma programação especial para março, Mês da Mulher. As atividades começam a partir do dia 6, sexta-feira. Na data será realizada a primeira apresentação do “Especial Mulheres na Música”.

Além disso, o centro comercial receberá mais uma edição do Tour Guiado Especial: Mulheres na formação da cidade de São Paulo, que foi um sucesso no ano passado, e ainda uma exposição com obras idealizadas somente por artistas mulheres. É importante lembrar que as atividades são gratuitas e voltadas para todos os públicos. Veja, a seguir, a programação especial:

Especial Mulheres na Música

O Especial Mulheres na Música será um evento com dois shows de grupos formados por mulheres. As apresentações ficarão por conta do “Samba com Pimenta” e “Dona da Rua”. O repertório irá variar entre ritmos como samba, MPB e Bossa Nova.

Samba com Pimenta

Divulgação/Samba com Pimenta

Samba com Pimenta nasceu em 2015 do casamento entre a bossa nova e o samba de raiz. Na formação do grupo, Maria Fernanda colabora representando os clássicos da MPB e Bossa Nova, trazendo universo romântico e político, já Andrea Pimenta engrossa o caldo com sua bagagem no samba de roda.  O repertório traz de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, até Cartola e Clara Nunes, passando por canções de novos expoentes brasileiros como Liniker e Jhonny Hooker.

Em uma apresentação descontraída, o grupo deixa sua ‘cozinha aberta’ para quem quiser chegar junto e integrar a roda.

SERVIÇO:
Quando: 06/03, das 17h às 20h
Onde: Pátio Metrô São Bento - Praça da Colmeia.
Quanto: gratuito

Samba de mulheres – Dona da Rua

Dona da Rua é formado por mulheres instrumentistas, cantoras e compositoras. Com um repertório composto de músicas autorais, samba e outros estilos brasileiros, o grupo empodera mulheres pelo mundo através da música. A apresentação faz parte da parceria entre o Pátio Metrô São Bento e o Sesc Florêncio de Abreu.

SERVIÇO:
Quando: 09/03, das 17h30 às 18h30
Onde: Pátio Metrô São Bento - Praça da Colmeia.
Quanto: Gratuito

Tour Guiado Especial: Mulheres na formação da cidade de São Paulo

Divulgação/Pátio Metrô São Bento
Para comemorar o Mês da Mulher, o Pátio Metrô São Bento, em parceria com o Caminhos do Triângulo, preparou um passeio especial que exalta a importância das mulheres na história de São Paulo. Nos finais de semana de março, o centro comercial a céu aberto oferece um tour gratuito pela região do Centro com um roteiro dedicado a revelar como as mulheres foram fundamentais para o desenvolvimento da maior cidade da América Latina. O passeio foi um sucesso no ano passado, recebendo um grande público.

 Ao ouvirmos a história da nossa cidade, a figura do homem está, na maioria das vezes, em posição de protagonismo, e as mulheres são citadas como recolhidas em seus lares, recatadas e servis. Mas a verdadeira trajetória da cidade possui diversas personagens femininas muito importantes. Elas marcaram São Paulo com a sua força, destemor e criatividade. 

O roteiro foi elaborado nas ruas do Triângulo Histórico e tem o objetivo de resgatar como estas mulheres viviam e quais foram os seus papéis na formação desta cidade no aspecto social, educacional, cultural e até mesmo nos esportes. A história começa quando São Paulo ainda era uma aldeia indígena e vai até os dias atuais.

Esta caminhada histórica destacará figuras que até os dias de hoje se encontram presentes nas construções, monumentos, identidade e memória da Capital, como: Bartira, Dona Ana Pimentel, Domitila de Castro Canto e Melo, Yolanda Penteado, Maria Augusta Saraiva e tantas outras mulheres conhecidas e anônimas.

Trajeto: Largo São Bento, Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção – Igreja de São Bento, Praça Antônio Prado, Rua XV de Novembro, Pátio do Colégio, Solar da Marquesa de Santos, Rua Direita, Palacete Teresa Toledo Lara, Prédio Ouro para o Bem de São Paulo, Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Praça do Patriarca, Rua Líbero Badaró.

SERVIÇO:
Tour Guiado Especial: Mulheres na formação da cidade de São Paulo
Quando: todos os sábados de março, às 11h
Onde: ponto de encontro na Praça da Colmeia, Pátio Metrô São Bento
Quanto: grátis
Observação: retirada de senhas às 10h30. Sujeito a lotação.

Exposição IlustraDELAS

Amora Moreira - Hip Hop Girls
   Divulgação/Pátio Metrô São Bento
O Dia da Mulher, 8 de março, é um dia político, fruto da luta de muitas mulheres. E essa luta acontece todos os dias tanto no enfrentamento de situações de assédio e machismo quanto no combate aos altos índices de violência doméstica no país. Outra dimensão política dessa data se dá também pela via da celebração, da importância de lembrar a história e o legado das mulheres que vieram antes de nós e celebrar as que estão em nossas vidas: suas produções artísticas, trajetórias, estratégias, força e coragem.

Diante disso, cabe a pergunta ao público: quantas mulheres que estão produzindo arte hoje você conhece? A exposição IlustraDELAS, que tem início em 8 de março e é realizada pelo Pátio Metrô São Bento, apresenta algumas artistas contemporâneas, conferindo visibilidade aos trabalhos que criam suas próprias imagens femininas, traçadas não como objetos, mas como mulheres que são sujeitos e agentes na realidade.

A mostra convida o público a conhecer 12 ilustrações de autoria feminina. As artistas são de regiões diversas do Brasil e atuam em linguagens que vão da ilustração à gravura, grafite, design e fotografia.

Uma das curadoras da exposição é Anita de Souza Lazarim. Ela é mestre em história pela Unifesp e atualmente é educadora do Museu Afro Brasil, realizando ações de mediação de exposições, pesquisas, cursos e oficinas. Além de Anita, a outra curadora é Isabella Parrón, que é bacharel em Artes Visuais pela Unicamp e gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento. Ela é responsável pelas atividades culturais do centro comercial.

SERVIÇO:
Exposição IlustraDELAS
Quando: a partir de 8 de março
Onde: Pátio Metrô São Bento
Quanto: grauito

Sobre o Pátio Metrô São Bento
Localizado aos pés do Mosteiro, dentro da Estação São Bento do Metrô, o Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Com opções de alimentação, serviços e varejo, o Pátio Metrô São Bento busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro de São Paulo. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil metros quadrados, é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de 4 milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro.
Acesse:

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo