Descubra como sono, estresse e alimentação têm relação com o envelhecimento do corpo

DO TEXTO: Pode parecer exagero, mas o sono, controle do estresse e a boa alimentação podem ajudar muito a postergar o aparecimento das rugas

Pode parecer exagero, mas o sono, controle do estresse e a boa alimentação podem ajudar muito a postergar o aparecimento das rugas


São Paulo – janeiro de 2020 - De maneira geral, a partir dos 30 anos já é possível observar marcas de expressão. Isso tem relação com o envelhecimento natural, afinal produzimos menos colágeno a partir dos 25 anos. No entanto, algumas pessoas podem notar rugas mais profundas, pele mais seca, manchas e flacidez mais aparente. E nessa idade, isso tem relação com os hábitos de vida. “Com cuidados diários como hidratação, proteção solar e hábitos saudáveis é possível postergar em 5 a 10 anos a evolução de rugas”, afirma o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


De acordo com o médico, muitos hábitos estão envolvidos na aceleração do envelhecimento do corpo, mas um dos mais importantes é a alimentação. “A pele é o maior órgão do corpo e como tal vai ser influenciada diretamente pela oferta de alimentos a que é exposta. Em geral, qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são danosos para o nosso corpo em geral e para a pele. Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicêmico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada como as frituras”, diz o médico. Por isso, o cirurgião orienta dar preferência para produtos integrais, que além de causar menos inflamação têm mais fibras. “As gorduras boas presentes nas castanhas, por exemplo, são formas de cuidado com a pele e prevenção do envelhecimento. A vitamina C, presente em sucos cítricos como laranja, acerola e limão, é um potente antioxidante e está envolvido com a produção de colágeno e elastina, que dão mais firmeza e mantém a pele mais bonita e saudável. Frutas vermelhas como maçã, uva e ameixas contém substâncias antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento”, orienta o médico.


Outro forte influenciador do envelhecimento da pele é o estresse, problema cada vez mais comum, desencadeado principalmente pelas relações de trabalho e pessoais. “Com ele, produzimos radicais livres que são responsáveis pela oxidação e envelhecimento precoce das células. O corpo precisa de descanso para se reestabelecer depois das atividades do dia a dia. A prática de atividade física, pausas de descanso durante o dia e a meditação podem ajudar no controle do estresse”, enfatiza o médico.


Uma consequência do estresse pode ser a falta de sono – que também colabora no aparecimento das rugas ou no aprofundamento das marcas de expressão. “O momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo. Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Isso tudo prejudica o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas”, diz o médico.


Outros cuidados – É claro que é necessário ter outros cuidados para evitar o aparecimento das rugas. A proteção solar eficiente e a hidratação são os fatores mais importantes para a proteção da pele quando exposta aos raios solares, por exemplo. “Dê preferência à exposição solar antes das 10h da manhã e após as 16h quando os raios ultravioletas são menos danosos. Use o filtro com a fotoproteção correta, quantidade e intervalos corretos. A proteção deve ocorrer no dia a dia principalmente para as áreas mais expostas como a face, mãos e colo”, diz o médico.


Afastar-se do cigarro e das bebidas alcoólicas também ajuda. “O cigarro prejudica a circulação de sangue na pele e, com isso, prejudica tanto a chegada de nutrientes como a liberação de toxinas. É como se fosse uma horta pouco irrigada que seca e produz poucos alimentos. Além disso, as rugas ao redor da boca, conhecidas como "código de barra" se acentuam muito nos fumantes pele próprio movimento de segurar o cigarro entre os lábios”, enfatiza. No caso das bebidas, além de causar desidratação, o excesso de álcool aumenta o estado "inflamado" do corpo pela liberação de radicais livres. “E isso prejudica não só a pele como todos os outros órgãos. Apesar disso, sabe-se que o consumo de 30g gramas de vinho tinto ao dia pode ter um efeito benéfico para os vasos e consequentemente para a pele. Isso por que o Resveratrol, substância presente no vinho tinto, é um antioxidante que retarda o processo de envelhecimento”, diz o médico.


Por fim, o cirurgião lembra que a hidratação é fundamental para a boa circulação sanguínea, por isso é necessário beber bastante água. “O corpo tem um sistema que, quando percebe que tem pouca água, diminui a circulação para a periferia (pele) para manter a circulação em órgãos mais vitais e isso acaba dificultando a chegada de nutrientes e liberação de toxinas. O resultado é uma pele sem brilho, seca e com maior tendência à formação de rugas”, finaliza o médico.


*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários