MACRO | Show audiovisual de Pedro Luís e Batman Zavareze

DO TEXTO:
PEDRO LUÍS E BATMAN ZAVAREZE. FOTO: ELISA MENDES

Oi Futuro apresenta álbum e show audiovisual MACRO, projeto idealizado por Pedro Luís e Batman Zavareze

Disco e espetáculo são dois dos resultados do processo de imersão cultural realizado no Lab Oi Futuro. As 13 faixas estão disponíveis nos aplicativos de música e o show de  lançamento acontece em única apresentação, no Teatro Oi Casa Grande, no feriado de 20 de novembro

Ouça AQUI o álbum MACRO
Veja AQUI "Pregos na Garganta", com Ney Matogrosso 
Veja AQUI "Faz um Carnaval Comigo", com Jade Baraldo

Um show-experiência, em que a música será atravessada pela imagem e vice-versa, usando recursos poéticos e tecnológicos. Um álbum digital e um vinil, com atalho para uma experiência em realidade aumentada. Esses são alguns um dos resultados do Macro, projeto idealizado pelo cantor e compositor Pedro Luís e pelo artista visual Batman Zavareze, realizado em parceria com a Baluarte Cultura. Yuri Queiroga, que participou como produtor musical de todo o processo de imersão que ocupou durante um mês o Lab Oi Futuro, no Rio, faz dobradinha no palco com Pedro Luís, no espetáculo que tem as participações virtuais de Bianca Ramoneda, Jade Baraldo, Ney Matogrosso e Rubel. A única apresentação acontece dia 20 de novembro, às 20h, no Teatro Oi Casa Grande, mesmo dia em que vai estar disponível o vinil do projeto. 

"O Macro, parceria minha com Batman Zavareze, vem de nosso desejo de nos desafiarmos, expondo os limites, riscos, dúvidas e descartes do processo criativo. Nessa que imaginamos como uma primeira edição desse encontro, teremos 13 canções inéditas minhas e com parceiros, conversando com as criações visuais de Batman", explica Pedro Luís, que sobe ao palco com Yuri Queiroga para tocar e disparar sons. Ambos vão estar envoltos pela obra visual de Batman, que vai possibilitar a interação com os convidados, presentes virtualmente. 

Batman Zavareze definiu como encantadora a experiência no Macro. "Conseguimos mergulhar um mês em uma imersão, construindo música e imagem, e reunindo artistas que admiramos profundamente. O resultado final terá um flerte com muitas linguagens  artísticas atravessadas do cinema, à música e ao teatro. Esta fronteira das artes - híbrida, inclassificável e extrapolada - me interessa profundamente", reforçou.

As 13 faixas inéditas foram liberadas nos aplicativos de música em 8 de novembro, com distribuição da Deck. Russo Passapusso é um dos parceiros de Pedro Luís nessas novas canções. É deles "TV Caô", que ganhou, também, uma intervenção telefônica de Russo. Bianca Ramoneda faz uma participação poética, criando e interpretando um texto de autoria própria na canção "Dados / Lance" (Pedro Luís / Bianca Ramoneda); Rubel participa com voz, piano, guitarra e violão em "Na Contramão" (Pedro Luís / Roberta Sá / Vanessa da Matta); Jade Baraldo divide com Pedro Luís a autoria de "Faz um Carnaval Comigo", da qual ela participa; Ney Matogrosso leva sua voz a "Pregos na Garganta" (Pedro Luís). Essas e as outras oito músicas vão estar, também, no vinil. 

O projeto Macro fixou residência no Rio de Janeiro, de 21 de maio a 14 de junho, no Lab Oi Futuro, no Flamengo, como parte integrante do programa LabSonica, laboratório de experimentação no campo do som do Oi Futuro. O Macro nasceu da interação e dos esforços de uma mistura de equipes, instrumentos e vozes, que embarcou em um mergulho, uma travessia, um processo imersivo de criação, oferecendo janelas por onde essa construção pôde ser vislumbrada pela audiência, deixando-a penetrar em um território da instabilidade e das surpresas que um processo criativo possui.

Macro é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

SERVIÇO
SHOW: MACRO
Local: Teatro Oi Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - A - Leblon, Rio de Janeiro)
Data: 20/11/2019 (quarta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada) / R$ 40 (inteira)
Classificação etária: 12 anos
Lotação: 926 lugares
Estacionamento do Shopping Leblon (entrada pela rua Professor Antônio Maria Teixeira)

Sobre o Lab Oi Futuro
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, funciona como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade. 

Numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, nasceu em 2018 o Lab Oi Futuro, espaço de coworking voltado para a economia criativa e para os negócios de impacto social, idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups sociais de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório instalado no Rio de Janeiro abriga os programas LabSonica e Labora e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação. 

O LabSonica é o laboratório de experimentação no campo da música e do som do Oi Futuro, que oferece programas de residência, pesquisa, prototipagem e produção criativa para fazedores de todo o país selecionados por meio de editais públicos. O programa busca fortalecer o ecossistema da arte contemporânea e da música, estimulando a formação de redes de cocriação e apoiando criadores, selos e gravadoras independentes, em um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos inovadores. 

Sobre a Baluarte Cultura
A Baluarte Cultura é uma empresa especializada em consultoria e gestão cultural com mais de 90 projetos realizados no Brasil e exterior, em 14 anos de atuação. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas. Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Signatárias do Pacto Global, nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de cinco objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta. 

"Na Contramão" - Pedro Luís e Batman Zavareze feat. Rubel

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários