Concurso Coffee of The Year 2019 bate recorde de inscrições

DO TEXTO:
Café-Gustavo Baxter/NITRO
Uma das mais importantes premiações nacionais recebeu 500 amostras de cafés de 20 regiões brasileiras. Classificados vão à Semana Internacional do Café para provas finais de compradores e do público

Os 180 melhores cafés do Brasil já estão classificados para o Coffee of The Year 2019 (COY) – concurso que elege o melhor produto das categorias Arábica e Canéfora durante a Semana Internacional do Café (SIC), que começa nesta quarta-feira (20), no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Os escolhidos são de 20 regiões diferentes do país. Este ano o concurso registrou um número recorde de inscrições: foram recebidas 500 amostras dos produtores. No ano passado, foram 405 amostras.

E não foi nada fácil chegar aos 150 cafés arábicas e 30 canéforas. Os critérios de seleção são baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).

Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. “O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

A Comissão de Julgadores foi composta por 14 pessoas, entre juízes certificados pela SCA – Specialty Coffee Association e Q-Graders e R-Graders Licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute, tendo como coordenador Geral o professor Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.


Equipe julgadora que fez a pré-seleção dos cafés da SIC 2019

No último fim de semana, a mestre de torra Daniela Capuano, eleita a Melhor Torrefadora de Cafés da França em 2018, se uniu ao professor Paiva e fez as torras dos cafés que serão provados durante a SIC.

Os 180 cafés selecionados estarão na Sala Coffee of The Year 2019, durante a SIC, que vai até 22 de novembro. Os 10 melhores arábicas e os cinco melhores canéforas também já foram escolhidos e serão degustados, às cegas, pelos visitantes durante os três dias da SIC. Os campeões do público serão anunciados no último dia do evento.

Qualidade em alta - A qualidade dos cafés especiais brasileiros melhora a cada dia. Prova disso é que em 14 regiões produtoras no país os cafés Arábica tiveram pontuação acima de 83,5 pontos. São elas Alta Mogiana, Campo das Vertentes, Caparaó, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Chapada Diamantina, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas, Microrregião do Quadrilátero Ferrífero, Média Mogiana, Montanhas do Espírito Santo, Planalto Central, Serra da Canastra e Sul de Minas. Os finalistas do COY 2019 dessas regiões tiveram pontuação acima de 88,3 pontos.

Já na categoria Canéfora, seis regiões brasileiras - Extremo Sul da Bahia, Montanhas do Espírito Santo, Noroeste Capixaba, Caparaó, Sul do Espírito Santo e Rondônia - tiveram cafés acima de 81,6 pontos, sendo que os finalistas alcançaram a marca de 86,3 pontos.

Os cafés finalistas serão revelados na quarta-feira (20), às 19h, na Sala Coffee of The Year (25 melhores arábica e 10 melhores canéforas). Na sexta-feira (22), serão revelados os campeões, às 17h30, no Grande Auditório – os 10 melhores arábicas e 5 melhores canéforas. O público da SIC vota nos melhores cafés, às cegas, durante os três dias de evento.

SERVIÇO:
Semana Internacional do Café 2019
Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h
Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH
Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

Redes sociais:
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a Semana Internacional do Café - Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.
É uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários