ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/20/2019

Cascudinho - o peixe contador de histórias celebra a biodiversidade da Amazônia


Lançamento da Editora do Brasil tem texto de José Bessa Freire e ilustrações de Luciana Grether

São Paulo - 19 de novembro de 2019 - De acordo com as más línguas, o peixe Bodó é feio de dar dó. Mas Cascudinho não perde tempo com zombarias, ele está ocupado demais inventando e contando histórias. E mesmo que muitos de seus amigos não acreditem, todo mundo ouve quando ele chega na escola cheio de aventuras para contar. Com texto de José Bessa Freire e ilustrações de Luciana Grether, Cascudinho – o peixe contador de histórias é um lançamento da Editora do Brasil que apresenta e exalta a biodiversidade amazônica.

Com um grande elenco aquático, o livro é criativo, original e colorido. Uma homenagem à diversidade aquática do Brasil, especialmente da Amazônia, e à criatividade do povo brasileiro, um contador de histórias nato.

A inspiração para o livro veio de histórias que José ouviu ao longo da vida. Entre elas A sogra do jacamim, protagonizada por pássaros da Amazônia, e contos do livro Tiddler. O autor imaginou as aventuras de Cascudinho e dos peixes para contá-las às netas, com a esperança de que não rompam a cadeia amorosa de abraço na beleza da diversidade da vida.

O processo criativo de Luciana Grether para ilustrar a história de Cascudinho envolveu conhecer lugares e personagens novos. “Para este projeto, escolhi representá-los de forma gráfica, inspirada nas gravuras da arte popular”,  comenta a ilustradora. Nas ilustrações do livro, estão os seres e as águas da Amazônia embalados pela correnteza da história e pela admiração da artista pela beleza dessa narrativa. 

Sobre o autor:
José Bessa Freire nasceu às margens do Rio Negro. Sua infância, nas noites quentes de Manaus, foi embalada por histórias contadas por duas Elisas: sua avó e sua mãe. Com as mesmas histórias, ninou sua filha, Zezé. 
Algumas narrativas orais, guardiãs da memória, dos saberes e dos seres da floresta, José ouviu dos índios, seus amigos. Algumas outras, o autor descobriu em cursos que fez: o Normal do Instituto de Educação do Amazonas e o doutorado em Letras na UERJ.

Sobre a ilustradora:
Luciana Grether ilustra livros, jornal, TV, projetos de teatro e CD. É professora de Artes e Design em escolas e na PUC-Rio. 
Alguns livros ilustrados por ela foram selecionados para programas de governo, adoção em colégios, feiras e exposições nacionais e internacionais. 

Ficha Técnica:
Cascudinho o peixe contador de histórias 
Autor: José Bessa Freire
Ilustração: Luciana Grether
Número de Páginas: 48
Preço: R$41,40

Sobre a Editora do Brasil:
A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar os produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do País, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso País.

Sem comentários:

Enviar um comentário