TOTY SA’MED, cantor, compositor e multi-instrumentista, é um dos artistas de culto da Nova Música Angolana.
As suas influências vão do Rock Psicadélico ao Jazz, mas iniciou-se na infância, na música africana. Cedo começou a produzir instrumentais de Rap, Kuduro e kizomba, mas a paixão arrebatadora pelos Sembas da geração N’Gola Ritmos e pela Música Popular Brasileira levaram-no a abandonar as experimentações musicais e a dedicar-se exclusivamente à guitarra.
TOTY SA’MED é celebrado pela nova geração de músicos angolanos, como Aline Frazão, Gari Sinedima e Selda, com quem colabora regularmente, mas também tem recebido o aplauso de nomes consagrados, como Paulo Flores e Filipe Mukenga. Este último convidou-o para integrar a sua Banda no seu regresso aos palcos. Foi convidado para celebrar, no palco, a vida e obra de André Mingas e a fazer uma serenata ao patriarca Ruy Mingas, nas suas bodas de ouro.
Em 2015, a convite da cantora brasileira Natasha Lerena integrou o concerto a 3 vozes do Festival Back&Back no Rio de Janeiro, juntamente com Aline Frazão. Dos concertos realizados em Lisboa, destaca-se o espectáculo “Carta Branca”, no Centro Cultural de Belém. Em Lisboa, cruzou o seu trabalho com Sara Tavares e com José Eduardo Agualusa, no tema que dá título ao albúm “Moura” da fadista Ana Moura, que o convidou a abrir o seu concerto no Olympia em Paris.
Em 2016, criou a empresa discográfica, “Musseke Records”, e regressou aos Sembas. Grava e edita “Ingombota” cuja produção partilhou com Kalaf Epalanga Buraca Som Sistema). Deste seu primeiro trabalho discográfico, com um registo intimista, transparecem várias influências que vão do Bonga do “Angola 72” ao Caetano Veloso de “Araçá Azul”.
Em 2017, participou no “Festival Raízes do Atlântico”, na Ilha da Madeira e no “MA Scène Nationale” em Montbéliard”, em França.
Ainda em 2017, foi premiado “Músico do Ano” pela Revista Jovens da Banda e venceu o Top Rádio Luanda. Participou no disco de Sara Tavares com o tema “Brincar ao Casamento” da sua autoria, conjuntamente e com Sara Tavares e Kalaf Epalanga. No final de 2017, foi convidado pela artista britânica Joss Stone para integrar a sua Total World Tour, que, em Angola, interpretou em dueto com o artista o tema “Zakukina Neme” (“vem dançar comigo”.
SOBRE O CONCERTO
No dia 18 de Outubro de 2019, pelas 20H00, TOTY SA’MED vai apresentar um vasto repertório no concerto BOSSA MASSEMBA no Camões/Centro Cultural Português, que incluiu temas da sua autoria e da música popular angolana e brasileira, exaltando a sua matriz africana e afro-brasileira, bem como as semelhanças entre elas. Influências na sua música que vão de Vinícius de Morais a Bonga.
AQUISIÇÃO DE BILHETES
O CAMÕES, no quadro do seu desígnio de apoiar as artes e os artistas, disponibiliza o seu espaço e os seus recursos técnicos e humanos, sem qualquer contrapartida, permitindo, assim, aos Artistas assegurar a produção do seu espectáculo.
Os bilhetes para o CONCERTO estarão à venda no Camões/Centro Cultural Português, ao preço de AKZ 3.000,00 (três mil kwanzas), nas horas de expediente:
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis