Recital de Poesia ROSTOS DA INDEPENDÊNCIA | CCP Luanda 06/11

DO TEXTO: Recital de Poesia "Rostos da Independência" | CCP Luanda 06/11

No âmbito das comemorações do Dia da Independência Nacional
CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS e MOVIMENTO LEV’ARTE

RECITAL DE POESIA
ROSTOS DA INDEPENDÊNCIA

No dia 6 de Novembro de 2019 (4ª feira), pelas 18H30 o AUDITÓRIO PEPETELA do CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. d,e Portugal nº 50), acolherá o RECITAL DE POESIA "ROSTOS DA INDEPENDÊNCIA", promovido pelo MOVIMENTO LEV’ARTE, e no âmbito das comemorações do Dia da Independência Nacional.  

O Camões/Centro Cultural Português associa-se, uma vez mais, ao “Movimento LEV’ARTE” para celebrar, com Poesia, Música, Humor e Teatro,  a data histórica, do 11 de Novembro, que marcou o  nascimento e os destinos de Angola, como  país livre e independente. 

Segundo o Movimento Lev’Arte, promotor do Recital,  “a literatura  constituiu uma importante arma de combate no processo de luta de libertação nacional, tendo sido, a partir dos escritos de nacionalistas que muitos angolanos foram sensibilizados e mobilizados para o objectivo da independência. O surgimento da revista “Mensagem” e do Grupo musical Ngola Ritmos são exemplos de  luta pela libertação, através da literatura e da arte”. 

No Recital serão revisitados escritores nacionalistas, como António Agostinho Neto, António Jacinto, Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade e Alda Lara, entre outros.  Darão voz a estes Poetas nacionalista,  muitos poetas jovens, entre eles, Dom Afonso, Lourenço Kimbungo, Eucaniana, Zola Ramos, Maria Tavares, Bel Neto, Duarte Boa Morte e Adão Zina.

Na Música, estarão Fernando Jessy, Waldemiro Gonga e Bona Ska e no Humor, Osvaldo e Pato e Galinha. Haverá ainda um momento teatral com o Grupo Tata Yetu. Para além da Poesia, haverá Música, com vozes dos artistas, Fernando Jessy, Júlio Gil e Negra.

O Lev’Arte é um Movimento Literário Juvenil, criado em 2006, com o objectivo de incentivar e despertar na juventude o gosto e o hábito da leitura e da escrita. Tem presença nas 18 Províncias do país, onde desenvolve regularmente actividades diversificadas, designadamente Recitais de Poesia, Lançamento de obras literárias, Conferências sobre Literatura e Workshops sobre Escrita Criativa. Tem largos milhares de associados e um público-alvo médio anual de mais de 200.000 jovens. Tem sido um dos mais regulares parceiros do CCP, entre promotores juvenis, quer no lançamento de obras literárias e ensaios, quer na organização de Recitais de Poesia.  

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários