MUSEU É LUGAR DE BRINCAR: Confira a programação da Semana da Criança do MM Gerdau

DO TEXTO:

Entre os dias 15 e 18/10 o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal preparou uma programação especial voltada para os baixinhos. A temática do projeto surge com o intuito de desmistificar o espaço do Museu como um ambiente formal, mostrando que as crianças também devem ocupá-lo

Já imaginou participar de um caça ao tesouro dentro de um Museu? Esta é uma das atividades que poderá ser desfrutada pelos visitantes do MM Gerdau - Museu e do Metal durante esta semana. Entre os dias 15 e 18/10, de 13h às 17h, o educativo do Museu irá ofertar uma série de oficinas gratuitas para os pequenos. Crianças menores de 13 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Deste modo, além de ser um momento de diversão e aprendizado, a tarde no Museu também estimulará a interação e momento de troca entre pais e filhos.

O Educativo do Museu entende as brincadeiras como um importante veículo para o desenvolvimento da criança. Elas possibilitam o convívio social, contribuem para os processos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Para além destes benefícios, por meio das brincadeiras a criança pode, também, aprender e assimilar de forma divertida o mundo da ciência e tecnologia. Pensando nisto, as oficinas propostas visam contribuir para a democratização, compreensão e descobertas educativas.

Deste modo, 4 atividades serão oferecidas: Caça ao Tesouro, Pigmento Mineral, Janelas para o Tempo e Tabuleiro Acessível. Na oficina de "Caça ao Tesouro", os participantes irão explorar diferentes temas e níveis de complexidade. A brincadeira levará os visitantes a conhecer os espaços expositivos do Museu utilizando charadas, mapas, dicas, tesouros e a chance de desvendar segredos da nossa história e da história dos minerais.

Já a oficina "Pigmento Mineral" propõe uma viagem ao mundo das cores e texturas dos pigmentos minerais. Os participantes irão aprender a confeccionar sua própria tinta e se entregar à criação artística. O convite é para soltar a imaginação e se encantar com os minerais e  seus hábitos e potencialidades.

Em "Janelas para o Tempo", os visitantes irão participar de uma visita guiada pelo restauro do Prédio Rosa, sede do Museu. Uma das características que mais encantam os visitantes do MM Gerdau são os desenhos, formas e pinturas que compõem suas paredes. O resultado visto hoje em dia é fruto de um intenso trabalho de restauração, afinal, o Prédio Rosa foi inaugurado no mesmo dia  que a capital mineira, em 1897. De lá para cá, as paredes ganharam diversas decorações, de acordo com cada época. Em 2010, quando o  prédio passou a ser sede do Museu, a restauração com o objetivo de resgatar as características iniciais do imóvel foi iniciada. É dentro deste contexto que surge a oficina "Janelas Para o Tempo"

"Essa oficina terá foco no processo de restauro do Prédio Rosa. Desse modo, chamaremos atenção para as pinturas, a observação da passagem do tempo e dos estilos artísticos através das janelas de prospecção, que o visitante terá a oportunidade de experimentar também na prática, bem como entender a natureza das cores, das tintas utilizadas e a presença de minerais nesse processo", conta a Coordenadora do Educativo do MM Gerdau, Suely Monteiro.

Fechando a programação de oficinas, o Museu oferece ainda a atividade "Tabuleiro Acessível". A oficina foi criada pelo psicólogo Rafael Pisani e visa conectar a comunidade surda aos jogos de tabuleiro, promovendo a cultura e a inclusão social, de maneira lógica e divertida.

Todas as atividades descritas acima possuem classificação livre e entrada gratuita.

SERVIÇO:
MUSEU É LUGAR DE BRINCAR - Semana da Criança
Caça ao Tesouro
Data e horário: 16/10 – quarta - 13h às 17h
Público Alvo: livre
Local: Espaços Expositivos

Pigmento Mineral
Dia e Horário: 15 e 18/10  - das 13h às 17h
Local: Praça de Convivência
Faixa-etária: livre

Janelas para o tempo
Dia e Horário: 17/10 - das 13h às 17h
Local: Praça de Convivência
Faixa-etária: livre

Tabuleiro Acessível
Dia e horário: 18/10, das 15h30 às 17h30
Local: Salão Nobre
Faixa-etária: livre
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários