[CULTURA e LITERATURA] Novo fôlego para o folclore nacional

DO TEXTO:

Livro lança um novo olhar sobre personagens do nosso imaginário

Por definição, o folclore é “um conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos e costumes”. Por sorte, ainda existem pessoas que lutam pela manutenção dessas crenças, como é o caso do escritor Gustavo Rosseb, autor de Missão Carbúnculo, livro lançado pela editora Jangada.

O livro conta a história do ganancioso Pedro Malasartes que, ao lado de Cosmo, um boto cor-de-rosa que pode assumir a forma humana, tem a difícil missão de resgatar os saberes de uma população inteira, roubados pelo lendário e perigoso lagarto conhecido como Carbúnculo. Para obter êxito, a dupla precisará vencer sete desafios pelo caminho e desvendar os mistérios que rondam a criatura.

“Nesse livro busquei ir um pouco mais além com o folclore brasileiro misturado a referências e questionamentos modernos, tratando desde fake news e o impacto que o poder da informação tem em uma sociedade. Há traços de ‘O Hobbit’, um quê de ‘Cavaleiros do Zodíaco’ e tudo numa dimensão de ‘O Mito da Caverna de Platão’. ” – Gustavo Rosseb, autor de ‘Missão Carbúnculo’
  
Missão Carbúnculo vem também com a tarefa de mostrar o valor e importância que o folclore possui para a nova geração de leitores que, pelo avanço tecnológico do mundo (e outros mais), tende a se distanciar dos livros e outras formas de enriquecimento cultural. Em tempos de apps e gadgets, nada ainda foi criado que suprimisse a importância da leitura.

A literatura juvenil e ficcional nacional é muito bem representada por Rosseb em seus livros. Aqui, o autor dá protagonismo a discussões como causas ambientais e da natureza, a ganância, a intuição e a mentira, valores e ensinamentos que precisam ser passados às crianças nas fases iniciais de suas vidas.

"Pedro Malasartes retrata um lado mais espertalhão e ganancioso do povo brasileiro. Ele é tão real e tão fácil de amar e odiar que estou curioso e ansioso pelo debate que esse personagem vai gerar nos leitores. Além de Pedro, outros personagens famosos da cultura popular brasileira se encontram no livro e nos fazem questionar a forma que vivemos. " – Gustavo Rosseb

Rosseb também é autor da trilogia As Aventuras de Tibor Lobato, onde a temática do folclore também se faz presente e alicerça a trama. Em seu mais novo livro, personagens do imaginário popular nacional como Cobra Honorato, Maria Caninana, Caipora e Makunaima dão um tom lúdico, aventureiro e jovem à trama. 

Missão Carbúnculo mostra mais uma vez que a cultura brasileira é infinitamente rica em lendas, mitos e crenças e que é possível enxergar nosso folclore com outros olhos: Misterioso, desafiador e que enche a mente de curiosos de fantasia e amor.

Sobre o autor:
Gustavo Rosseb é um nerd que nasceu em São Paulo em 1985. Formado em Rádio e TV, trabalha em vários ramos artísticos. É músico e compositor de música brasileira, com discos e diversos videoclipes lançados, já se apresentou em grandes festivais como Rock in Rio e SXSW (EUA). Também é roteirista. Em seu currículo estão trabalhos publicitários e autorais. Dos autorais destacam-se o longa-metragem O Segredo de Davi, que ganhou as telas de todo o Brasil e tem Gustavo Rosseb assinando o roteiro ao lado do diretor, além da canção-tema do filme, e também a adaptação para os cinemas de seu primeiro livro, O Oitavo Vilarejo.

Recentemente o autor foi citado no livro ‘Fantástico Brasileiro – O Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo’ como um novo fôlego para o folclore nacional. Depois de completar a trilogia As Aventuras de Tibor Lobato (O Oitavo Vilarejo – A Guardiã de Muiraquitãs – A Carruagem da Morte), todos lançados pela Editora Jangada, o autor nos apresenta uma expansão de seu universo. Missão Carbúnculo vem para mostrar que a cultura brasileira é infinitamente rica em lendas, mitos e crenças e que é possível enxergar nosso folclore com outros olhos.

SERVIÇO:
Livro: Missão Carbúnculo
Autora: Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Páginas: 328
Preço: R$ 39,90

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários