Série sobre bastidores do pop brasileiro nos anos 70 e 80 estreia no canal Music Box Brazil

DO TEXTO:
Diretor e Jornalista André Barcinski em cena com os coristas-Rogério Lacanna

História Secreta do Pop Brasileiro: dirigida pelo jornalista André Barcinski, traz Gretchen, Raul Gil, Os Pholhas, Dudu França e Gilliard entre outros

Produzida pela Kuarup e dirigida pelo jornalista André Barcinski, História Secreta do Pop Brasileiro traz histórias desconhecidas dos bastidores da música pop brasileira. A série irá ao ar pelo canal Music Box Brazil e tem estreia marcada para 11 de outubro (sexta-feira), às 22h30min, com reprises aos sábados (10h30min), domingos (18h30min) e terças (13h30min). Já no episódio de estreia ‘Os Clones’ nomes como o do artista argentino Jorge Danel, o cantor José Gagliardi Júnior, a jornalista e DJ Cláudia Assef, o compositor Carlinhos Borba Gato e a cantora Regina Shakti contam curiosidades e bastidores sobre artistas brasileiros que imitavam cantores de sucesso internacional como Trini Lopez, Dee D. Jackson e Genghis Khan. São oito episódios inéditos, exibidos todas as sextas até o fim de novembro.  

Quem foram os “clones” brasileiros de astros internacionais? Como surgiu a onda dos “falsos gringos”, que revelou, nos anos 70, nomes como Morris Albert e Mark Davis (Fábio Jr.)? Quem foi responsável pela explosão da música infantil nos anos 80, com nomes como Xuxa e A Turma do Balão Mágico? Quem eram os músicos de estúdio que gravaram tantos clássicos do nosso pop e não ganharam nem crédito nas capas dos discos? Estas são algumas perguntas que serão respondidas ao longo dos oito episódios.

Baseada no livro Pavões Misteriosos (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), de Barcinski, a série traz mais de 60 entrevistados, e em junho foi lançada uma trilha sonora - https://orcd.co/7xnvej4 - gravada no lendário Estúdio Mosh, com produção do músico, cantor e produtor Hélio Costa Manso, um dos nomes mais importantes do pop brasileiro. No repertório sucessos, como: Feelings, de Gaste Lou Lou e Morris Albert, ganhou vida com Dudu França e banda Sunday, já Tell Me Once Again, de Barbosa Anderson, recebeu interpretação da banda Pholhas e O Menino da Porteira, de Teddy Vieira, ganhou roupagem nova com Diego Jimenez e Coro, entre outras pérolas.

Trata-se do primeiro produto audiovisual da Kuarup Produtora, que além de gravadora, editora de livros, produtora de shows e projetos culturais, passa a empreender também neste mercado.

 EPISÓDIOS:

 1 – Os Clones (11.10)
Conheça a história dos clones brasileiros de Trini Lopez, Dee D. Jackson e Genghis Khan.

 2 - Falsos Gringos (18.10)
Nos anos 70, o pop brasileiro foi invadido por cantores “estrangeiros” como Morris Albert, Mark Davis, Terry Winter, Don Maclean, Paul Denver, Chrystian e muitos outros. 

 3 – Os Carbonos (25.10)
A incrível saga de uma banda paulistana que gravou, segundo cálculos, cerca de 50 mil músicas em 30 anos de carreira, incluindo hits como Fuscão Preto, É o Amor, Feelings e Domingo Feliz.

 4 – Discos-Fantasmas (01.11)
Nos anos 70, as lojas de discos passaram a vender milhares de LPs de “covers”, a maioria sem créditos de músicos. A série vai revelar as histórias por trás de alguns desses LPs.

 5 – Cantores de Estúdio (08.11)
A história fantástica dos vocalistas de apoio que formaram o coral mais atuante da música brasileira, atuando em discos de Gilberto Gil, Raul Seixas, Rita Lee, Zé Rodrix, Gretchen, Sidney Magal, Tim Maia e centenas de outros.

 6 – A Explosão da Música Infantil (15.11)
Quem foram os produtores e compositores responsáveis pela explosão da música infantil de Xuxa, Bozo, Trem da Alegria, A Turma do Balão Mágico e outros ícones da criançada?

7 – Os Bailes (22.11)
A maior escola do pop brasileiro foram os bailes. A série vai contar a história das bandas de baile no Brasil, de pioneiros como Tony Campello, nos anos 50, às “domingueiras” de clubes paulistanos no fim dos anos 60, que revelaram grupos como Sunday, Memphis, Kompha e Watt 69.

 8 – Mister Sam (29.11)
Um perfil do fantástico Santiago Malnati, o argentino que revolucionou o pop brasileiro ao lançar Gretchen, Nahim, Lady Lu e Black Juniors, e também se tornou um dos grandes DJs da noite paulistana.

História Secreta do Pop Brasileiro
Produção: Kuarup Audiovisual
Criação e direção: André Barcinski
Pesquisa: Paulo Cavalcanti (in memoriam)
Direção Musical: Hélio Costa Manso
Direção de fotografia: Rogério Lacanna
Exibição: Music Box Brazil

Lista de alguns entrevistados:
Mister Sam
Gretchen
Raul Gil
Os Pholhas
Dudu França
Os Carbonos
Sunday
Gilliard
Paulo Massadas
Edgard Poças
Carlinhos Borba Gato
Genghis Khan
Prini Lorez
Dave Maclean
Paul Denver
Vivian Costa Manso
Rita Kfouri

SERVIÇO:
Lançamento: História Secreta do Pop Brasileiro no Music Box Brazil
* Total de 8 episódios inéditos
Lançamento: 11.10.19 (sexta), às 22h30min (Todas as sextas até 29.11.19)
Reprises: Sábados (10h30min), domingos (18h30min) e terças (13h30min).
Como sintonizar: NET HD: 623 - NET: 123, CLARO/Embratel: 123 e Oi TV: 145
Smart Link “Trilha Sonora” - https://orcd.co/7xnvej4 

Sobre a Kuarup
A Kuarup é uma das principais produtoras culturais independentes do Brasil. Acumulou diversas premiações, incluindo dois Grammy Awards. Atua como gravadora, editora, produtora de audiovisual e de eventos. Também é prestadora de serviços no segmento cultural, com atuação na promoção de artistas e atividades culturais, assessoria de imprensa, gestão e estratégia em redes sociais, gravação, mixagem, masterização e pós-produção.

Sobre o Music Box Brazil
O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários