ROBERTO LEAL, o Embaixador da Cultura Portuguesa

DO TEXTO: Roberto Leal: "O amor é maior que a dor".
Desde o dia 15 de setembro último, os palcos perderam a alegria e os rodopios do cantor português Roberto Leal, nome artístico de Antônio Joaquim Fernandes. O embaixador da cultura portuguesa nos deixou, mas a festa ainda pode ser bonita com o seu legado musical, que arrebita e ainda fará muita gente bater o pé, enquanto ele estará lá de cima observando se a roda, roda, vira, olha se roda bem.


Por: Carlos Marley

Desde o dia 15 de setembro último, os palcos perderam a alegria e os rodopios do cantor português Roberto Leal, nome artístico de Antônio Joaquim Fernandes. O embaixador da cultura portuguesa nos deixou, mas a festa ainda pode ser bonita com o seu legado musical, que arrebita e ainda fará muita gente bater o pé, enquanto ele estará lá de cima observando se a roda, roda, vira, olha se roda bem.

Na década de setenta foi uma presença constante nos programas de televisão. A sua primeira apresentação ocorreu no Programa do Chacrinha. Em uma entrevista Roberto Leal falou que também participou do último programa do Chacrinha e que nesta apresentação o velho guerreiro lhe pediu a camisa que estava usando. Segundo o cantor, parecia que ele estava se despedindo dele.

A sua trajetória musical aqui no Brasil era um lenitivo para aqueles que trocaram Portugal pelo Brasil. Mesmo vivendo mais no Brasil sempre procurou divulgar as coisas da sua terra natal. O seu coração batia com a mesma intensidade tanto pelo Brasil como por Portugal.Podemos constatar isso em um trecho da canção “Português brasileiro”, onde ele se definiu assim: “No Brasil sou português. Em Portugal sou brasileiro”. Em uma declaração feita em 2018, no Programa do Porchat, ele falou da sua condição de imigrante e reforçou esse múltiplo amor dizendo: “Conheço bastante os caminhos da imigração e, se tem uma coisa que o Brasil tem, é essa confraternização dos povos. Agradeço muito o Brasil porque nunca deixei de ser português no Brasil. Sou um português brasileiro”.

A sua discografia traz várias homenagens ao Brasil. Uma delas é o samba “Obrigado Brasil” (1980), regravada no disco homônimo (2014), onde tem a participação de vários artistas brasileiros além das músicas “Português brasileiro” e “Brasil”. Outras homenagens ao Brasil em forma de CDs foram: “Vira Brasil” (2001) e “Brasileiro” (2003).

O nome artístico Roberto Leal, segundo o cantor português foi sugerido pelo seu professor de canto. O Leal seria por ele ser um aluno assíduo e que chegava sempre antes do horário, mas só entrava no horário marcado. Já nome Roberto era para que ele viesse a ser considerado o Roberto Carlos de Portugal. Para homenagear o rei gravou o disco tributo “Roberto Leal Canta Roberto Carlos” (1999), pela EMI, tendo sido um dos discos mais vendidos da Companhia.

Torcedor fanático da Portuguesa de Desportos de São Paulo compôs junto com Márcia Lucia o atual hino oficial do clube intitulado “Os Campeões”, substituindo o anterior que se chamava“ Hino Rubro-Verde” de Archimedes Messina e Carlos Leite Guerra.

Com sua mistura de ritmos lusos e brasileiros já vendeu quase vinte milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas.

Termino esse texto com uma frase de Roberto Leal quando perguntado sobre a sua doença e o seu sofrimento: “O amor é maior que a dor”.

Obrigado Roberto Leal! Obrigado Portugal!

Silvio Santos com Roberto Leal

POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Uma linda homenagem ao nosso eterno Roberto Leal, um leal portuleiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Alba,

      Merecida homenagem para uma linda carreira

      Um forte abraço

      Eliminar
  2. Faço minhas as palavras da menina Alba Bittencourt. Pelas mãos do nosso amigo Carlos Marley foi possível ao Portal Splish Splash apresentar com um mínimo de dignidade uma pequena mas significativa homenagem ao grande artista Roberto Leal. Os nossos sentidos pêsames à família e o nosso muito obrigado a Carlos Marley.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Armindo,

      Agradeço a você pelas palavras e ao Roberto Leal por ter proporcionado tantas alegrias para as pessoas.

      Um forte abraço

      Eliminar