Professores revelam 5 dicas de como estudar melhor para o vestibular

DO TEXTO:

Apostar em algumas técnicas na hora de estudar pode ajudar os vestibulandos a aplicar o conteúdo de forma correta na hora da prova

As inscrições para a FUVEST 2020 foram abertas. Os estudantes de todo Brasil têm até o dia 20 de setembro para realizar a inscrição no site da instituição. Com isso, aumenta a preocupação em intensificar a rotina de estudos para a primeira fase do vestibular. No entanto, os professores do Colégio Palmares, em São Paulo, revelam que muitas vezes não é uma questão de estudar mais, mas estudar melhor.

Se dedicar por horas, mas não assimilar o conteúdo corretamente é um problema comum. Por isso, apostar em algumas técnicas na hora de estudar pode ajudar os vestibulandos a aplicar o conteúdo de forma correta na hora da prova - já que muitas questões são interdisciplinares e não dependem apenas da memorização de fórmulas ou informações descontextualizadas.

Entre os erros mais recorrentes, o principal está em manter uma postura passiva em relação aos estudos, apenas lendo o conteúdo sem assimilá-lo. O professor e coordenador de Física do Colégio Palmares, Renato Cardoso, separou algumas dicas para quem já mantém uma rotina de estudos ou para aqueles que acabaram de começar a preparação para as provas.

Não decore, entenda!
O professor Renato Cardoso ensina que o mais importante é que o aluno compreenda o conteúdo estudado e não apenas decore as informações sem entender o que elas significam dentro de um contexto. Se o aluno não entender a relevância daquilo que está sendo estudado, dificilmente poderá fazer relações e ter um bom desempenho em questões interdisciplinares. “Em Física, por exemplo, o aprendizado se torna muito mais significativo quando o aluno compreende o fenômeno estudado. Esse é o diferencial. Muitos podem decorar fórmulas, mas isso não garante a habilidade em saber resolver situações-problema. Atualmente, as principais universidades buscam por alunos que sabem, a partir de um problema, pensar em estratégias para sua resolução e que sejam não só viáveis, mas também éticas, respeitando o outro”, explica.

Resolva provas recentes
Essa é das melhores técnicas de fixação de conteúdo e otimização de estudos. Aproveite que as provas começam daqui a alguns meses e resolva os vestibulares dos três últimos anos. Simular os exercícios ajuda o candidato a perceber os conteúdos com maior incidência, a identificar seus pontos fracos e a traçar planos de ação para obter alta performance em questões de alta complexidade, que exigem atenção redobrada. Procure acompanhar a evolução do desempenho, sem desanimar com os primeiros resultados. Caso sobre tempo, resolva as provas mais antigas.

Faça revisões
Focar apenas em conteúdos novos não é uma boa estratégia de preparação. É importante que cada estudante organize um período para revisar aquilo que já foi visto. O principal é focar nos conteúdos que são mais cobrados não esquecendo daqueles em que o estudante enfrenta maiores dificuldades. A rotina deve ser estabelecida por cada vestibulando. Uma sugestão é investir em revisões semanais ou mensais, mas não há regras.

Mapas mentais
Os mapas mentais são uma das muitas maneiras de adotar uma postura ativa em relação aos estudos. A técnica consiste em organizar os fundamentos de um texto, priorizar o que é mais importante e resumir o conteúdo. Assim, o aluno desenvolve o pensamento crítico sobre o que está sendo estudado, escreve sobre o tema e não apenas se apoia em uma leitura passiva e de memorização.

Descanse
A ansiedade com a prova muitas vezes faz com que os estudantes estudem ininterruptamente e abandonem atividades esportivas, diminuam as horas de sono e a vida social. Uma das principais dicas do professor é: descansar. “Horas e horas estudando não significa, necessariamente, que o aprendizado será efetivo. É fundamental que o aluno reconheça a importância, por exemplo, de uma noite bem dormida. O cérebro necessita desse tempo para organizar e arquivar o que foi estudado naquele dia. Uma dica para uma boa noite de sono é acrescentar na rotina a realização de uma atividade física”, finaliza.

Sobre o Colégio Palmares
Fundado em 1975 no bairro de Pinheiros, o Colégio Palmares é uma conceituada instituição de ensino que baseia seu trabalho pedagógico em três princípios: Afetividade, Consciência Moral e Desenvolvimento Intelectual. Sua comunidade é composta por 800 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Além das aulas regulares, oferece escola de esportes com todas as modalidades, escola de arte, teatro, música, balé, expressão corporal, coral, artes plásticas, robótica, code, saídas pedagógicas. Site: www.colegiopalmares.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários