No topo do mundo: as montanhas que se pode subir na Ilha da Madeira

DO TEXTO:
Walking Tour-Vereda do Pico do Areeiro-Turismo da Madeira

Em trilhas ou de carro, é possível chegar às melhores vistas do destino

Situada em meio ao Atlântico, a Ilha da Madeira é um destino português que reúne belezas naturais de tirar o fôlego. Marcantes em seu horizonte, as montanhas da ilha são exuberantes e, do topo delas, pode-se conferir um cenário espetacular.

A vista é a recompensa, mas a jornada de subida também é gratificante, já que passa por paisagens belíssimas de florestas, vales, rios e cachoeiras.

O cume mais alto da Madeira e terceiro mais alto de Portugal, a 1.862 metros de altitude, é o Pico Ruivo, localizado no povoado de Santana, na parte central da ilha. Para chegar até ele, basta percorrer a Vereda do Pico Ruivo, um trajeto de 2,8 quilômetros que começa em um local conhecido como Achada do Teixeira. Pelo roteiro, é possível ver as paisagens do vale da Ribeira Seca, o Pico da Torre e o Pico do Areeiro.

Montanhas - Credito Andre Carvalho - Turismo da Madeira

O topo é absolutamente deslumbrante. Em dias com muitas nuvens, é possível ver por cima delas, tendo a sensação única de estar no céu. Normalmente, leva-se uma hora e meia até o final, já que o percurso tem dificuldade média.

O Pico do Areeiro é o terceiro cume mais alto da Madeira, com 1.818 metros de altitude. É o lugar certo para quem não curte muito fazer exercícios, pois é acessível de carro. De cima, os visitantes veem partes da ilha como o Curral das Freiras, a Ponta de São Lourenço e, em dias claros, até Porto Santo, outra ilha do arquipélago. Há uma cafeteria e uma loja de presentes junto ao mirante do Areeiro. Em invernos mais frios que o normal, pode acontecer de nevar por lá, um fenômeno raro que vale a pena ver de perto.

Walking at Pico Ruivo - Credito Turismo da Madeira




Há uma trilha saindo do Pico do Areeiro até o Pico Ruivo, em uma rota de sete quilômetros que dura três horas e meia. É necessário um pouco mais de preparo físico que partindo da Achada do Teixeira, uma vez que o trajeto é mais longo. No entanto, o nível de dificuldade é similar. No caminho, os turistas podem ver várias grutas escavadas na montanha e conferir o segundo cume mais alto da Madeira: o Pico da Torre, com 1.851 metros de altitude.








Sobre a Ilha da Madeira
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários