ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/10/2019

Nesta quinta (12/9) - Faróis do Brasil estreia temporada com edições na Bahia

Farois do Brasil Bahia - Farol da Barra -apresentadora Tamara Freire-Divulgacão TVBrasil

Faróis do Brasil estreia segunda temporada com edições na Bahia nesta quinta (12/9)

Produção da emissora pública visita alguns dos mais importantes faróis do Nordeste

A TV Brasil estreia nesta quinta (12), às 22h, a nova temporada de Faróis do Brasil, série documental sobre as principais construções de sinalização náutica do país. O popular Farol da Barra, na Bahia, é o destino inicial da nova leva de edições gravada na Região Nordeste. O conteúdo está disponível no aplicativo EBC Play.

Considerado um dos mais famosos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra foi um dos primeiros monumentos erguidos nas Américas para essa finalidade. Situada na Baía de Todos-os-Santos, a construção faz parte da história do país.

Em quatro episódios inéditos de 26 minutos, essa nova sequência produzida pela emissora pública mostra alguns dos principais faróis que se destacam no estado da Bahia.

Apresentada pela jornalista Tâmara Freire, a segunda temporada do programa que percorre o Nordeste visita o Farol Garcia D'Ávila, o Farol de Itapoã e o Farol de Monte Serrat.


Episódio de estreia

A série de episódios realizados na Bahia começa no Farol de Santo Antônio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra. A primeira torre de sinalização do monumento foi concluída no início do século XVIII.

A iniciativa foi concretizada após a ocorrência de diversos encalhes de embarcações e do trágico naufrágio do Galeão Sacramento. O acidente com o navio matou centenas de pessoas no século XVII.

A intenção desse sinal náutico era guiar as embarcações que adentravam a Baía de Todos-os-Santos. Construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, o farol foi eternizado na canção dos Novos Baianos dos anos 1970.

Hoje, o espaço é aberto à visitação e também abriga o Museu Náutico que conta a história da navegação e dos faróis no país. Ao lado da famosa praia do Farol da Barra, o local ainda é um ponto privilegiado para contemplar o pôr do sol de Salvador.

Ficha Técnica
Apresentação: Tâmara Freire
Direção e ideia original: Ingrid Gassert
Roteiro: Joana Moscatelli
Direção de Fotografia: Marcio de Andrade e Denis Vianna
Som direto: André Pichitelli
Edição: Filipe Ronqui
Coordenação de Produção: Eduardo Gurgel
Duração: 26 min.
Classificação indicativa: Livre

SERVIÇO:
Faróis do Brasil – quinta-feira, dia 12/9, às 22h, na TV Brasil
Faróis do Brasil – sexta-feira, dia 13/9, às 5h30, na TV Brasil
Faróis do Brasil – domingo, dia 15/9, às 17h30, na TV Brasil


Sobre Faróis do Brasil
Em episódios de 26 minutos, a produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.

A série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre os principais faróis brasileiros. A primeira temporada investigou cinco construções da Região Sudeste, no Rio de Janeiro, enquanto a segunda mostra quatro da Região Nordeste, na Bahia.

Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está localizada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.

Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento

Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.

As edições anteriores da produção documental pode ser acessadas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/faroisdobrasil. A série realizada pelo canal público também podem ser vista no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil