ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/28/2019

Jovens se reúnem em Brasília para debater sobre direitos humanos e desenvolvimento social

 Rejudes ChildFund Brasil-Divulgação

Iniciativa do ChildFund Brasil capacita jovens para desenvolver projetos sociais em suas comunidades

80 jovens de vários estados brasileiros se reúnem em Brasília com o incentivo de se tornarem agentes de transformação

O contato de crianças e adolescentes com os direitos e deveres ajuda a construir pontes para uma cidadania ativa e transformadora. O ChildFund Brasil reúne, de 26 a 29 de setembro, jovens atendidos de diversos estados para debater e ampliar o conhecimento sobre direitos humanos e desenvolvimento social. O 4° Encontro Nacional da Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais (Rejudes) acontece no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, e tem como tema “Direitos Humanos – Com Direitos Somos Humanos por Inteiro”.

A programação conta com bate-papos, oficinas, atividades externas, dinâmicas e brincadeiras, abordando temáticas sobre governança colaborativa, estrutura do Governo Brasileiro, desigualdade e justiça social.  Para muitos desses 80 jovens, sendo dois de cada estado de atuação do ChildFund Brasil, o encontro proporciona a primeira viagem para fora de seu município. O projeto incentiva a autonomia e o desenvolvimento, para que adolescentes e jovens se tornem agentes de transformação nas realidades de suas comunidades.

Para Gerson Pacheco, diretor Nacional do ChildFund Brasil, esse encontro vem consolidar a Governança da Rejudes, alcançando uma gestão fortalecida e construída com a participação dos beneficiados. “Durante o evento, os jovens vão estabelecer o que querem trabalhar ao longo do próximo ano em suas comunidades. Além disso, as palestras e workshops são momentos extremamente enriquecedores para eles, que são líderes em suas comunidades e têm a responsabilidade de replicar em casa tudo que aprendem aqui". A Rejudes mobiliza os jovens inscritos no programa de apadrinhamento do ChildFund Brasil, incentivando-os a tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias. A Rede tem como base três grupos de trabalho: Agenda 2030, Direitos Humanos e Empreendedorismo.

Entre os palestrantes, Bárbara Pansardi é destaque. Pansardi é comunicóloga e atuante no terceiro setor, além de desenvolver metodologias e processos criativos para promover os direitos e a cidadania. O encontro traz participantes de peso para compor a mesa redonda sobre "Juventudes na garantia dos seus direitos" como:  Luiz Vanucci, representante da Secretaria Nacional da Juventude; Francisco Edglei, presidente do CONJUVE; Marcelo Issa, especialista em Advocacy no terceiro setor; e dois jovens do primeiro Comitê Nacional da Rejudes. A mediação será feita por Águeda Barreto, assessora de Advocacy do ChildFund Brasil.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil