Grandes produtores musicais integram ciclo de palestras na Faculdade Santa Marcelina

DO TEXTO:

Nova edição do Produção Musical de Canções é realizada pela pós-graduação em Canção Popular, oferecida na unidade Perdizes

Diversos talentos da produção musical brasileira, entre eles Pena Schmidt e Guilherme Kastrup, participam do ciclo de palestras Produção Musical de Canções, realizado em setembro, pela pós-graduação em Canção Popular da Faculdade Santa Marcelina. gratuita. A especialização, pioneira no Brasil, receberá a cada semana um importante nome do mercado para compartilhar com o público sobre sua vivência no meio e experiências musicais.  

“É uma excelente oportunidade ao público interessado em produção musical de conhecer as particularidades do nosso meio, com profissionais atuantes, de diferentes características e com experiência de mais de duas décadas dedicadas a projetos artísticos”, destaca o coordenador do curso de Música e pós-graduação em Canção Popular da Faculdade Santa Marcelina, Sergio Molina. 

Iniciando a programação, no dia 04, a conversa será com André Magalhães. O músico baterista percussionista, compositor, produtor musical/cultural, pesquisador de cultura tradicional e engenheiro de áudio especializado em gravações acústicas faz parte do grupo A Barca e já produziu parte da trilha de encerramento das Olimpíadas 2016, com o grupo Barbatuques. 

Na segunda semana, dia 11, a programação do Produção Musical de Canções contará com a ilustre presença de Pena Schmidt. O produtor musical dirigiu gravadoras como a Continental e Warner e já teve o próprio selo, a gravadora Tinitus, além de ter ocupado os cargos de presidente da Associação Brasileira da Música Independente e superintendente do Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Importante nome no cenário musical independente do Brasil, Schmidt traz em seu currículo como produtor discos de artistas como Titãs, Ultraje a Rigor e Ira! e participação na carreira dos Mutantes. 

Para o dia 25, Guilherme Kastrup compartilha a sua bagagem musical contando um pouco sobre a criação do seu mais recente projeto: A Mulher do Fim do Mundo, para a talentosa e vencedora do Grammy Latino, APCA e Prêmio da Música Brasileira, Elza Soares. Ao longo de mais de vinte anos de carreira, atuando como baterista, percussionista e produtor para o trabalho de diversos artistas como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Chico César, Tom Zé e Zeca Baleiro, entre muitos, Kastrup conta com dois álbuns autorais. Atualmente, trabalha com lançamentos internacionais da moçambicana Selma Uamusse e da banda belga UTZ, além da direção musical do espetáculo de encerramento da turnê na Europa de Deus é Mulher, da cantora Elza Soares. 

A programação do Produção Musical de Canções se encerra no dia 30 de setembro, com Felipe Julian. O músico e produtor musical há mais de 20 anos já lançou sete discos de projetos autorais e outros produzidos para diversos artistas. Julian tem em seu currículo o Prêmio da Música Brasileira e o Prêmio Profissionais da Música pela sua parceria com a atriz-MC Dani Nega, além do Troféu Catavento pelo conjunto da obra na categoria Música Experimental.  

O ciclo de palestras é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/2KnbBts.   

SERVIÇO:
Grandes produtores musicais integram ciclo de palestras na Faculdade Santa Marcelina
Local: Faculdade Santa Marcelina – sala 324 
Endereço: Rua: Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes 
Telefone: (11) 3824-5800 
Capacidade: 50 pessoas 
Data: 04, 11, 25 e 30/09/2019 
Horário: às 19h30 
Inscrição: https://bit.ly/2KnbBts 
Classificação: livre 
Preço: gratuito 

Sobre o curso de pós-graduação em Canção Popular 
A Canção Popular brasileira, desde as primeiras décadas do século passado, tem sido importante meio de expressão de determinadas características que nos representam e identificam como nação. Apesar disso, mesmo passados mais de 20 anos do surgimento dos primeiros cursos de graduação em música popular no Brasil, o espaço reservado para o estudo da Canção Popular ainda é bastante restrito no meio acadêmico. Nesse sentido, a especialização Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance da Faculdade Santa Marcelina, apresenta-se como iniciativa inédita na área. O estudo aprofundado da Canção Popular pressupõe um olhar que se faça plural, abarcando a intersecção e a complementaridade das linguagens. Importam abordagens que contemplem não só a música propriamente dita, mas seu diálogo com a fala, poesia, literatura, interpretação, espaço cênico, mídia, política, cultura em geral, assim como suas implicações estéticas e filosóficas e sua relação com a crítica musical. E essa pluralidade pressupõe também a investigação da palavra cantada atualizada aos dias de hoje, em gêneros de diversas culturas: MPB, rock, samba, baião, pop, rap, jazz, canções tradicionais, francesas, africanas etc. 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina  
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários