ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/16/2019

Como garantir a certificação de produtos na era 4.0?


Por: Arnaldo Barbulio*

O mundo está passando por constantes e aceleradas transformações. As novas tecnologias, como o 5G, o Big Data, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e tantas outras que fazem parte da chamada indústria 4.0, estão gerando uma série de impactos nos mais variados mercados.

Todos esses avanços irão se juntar ainda a muitos outros, como a biotecnologia e a neurotecnologia, causando transformações ainda mais radicais. Tudo isso demanda grande atenção, sobretudo quando falamos de produtos que serão inseridos no mercado como consequência de todas essas possibilidades tecnológicas.

As normas e certificações têm evoluído para acompanhar a demanda por esses novos processos e produtos que dialogam com essa realidade. O consumidor está mudando. Ora ele molda novas tecnologias, ora é moldado por elas. Como consequência, precisamos criar novas métricas e requisitos a fim de continuar garantindo a qualidade dentro desse contexto de profundas e sequentes inovações.

As conexões entre pessoas e equipamentos só cresce. A troca de informações é tão intensa que já é possível considerar tomadas de decisão que vem sem a influência humana. A quantidade de dados gerados e a forma como eles vem sendo utilizados são alvos constantes de discussão.

Nesse contexto, nos questionamos sobre como avaliar a conformidade desses sistemas, comunicação, interações e decisões. Como assegurar que as informações e funções esperadas vão cumprir seu objetivo com segurança e eficiência? É esse o desafio do mercado de avaliação de conformidade e da certificação de produtos dentro da era 4.0.

Já sabemos que é possível ir longe atualmente, mas como podemos garantir que iremos para lugares melhores? Como assegurar a qualidade, sendo que ainda estamos no começo dessas tecnologias e as métricas adequadas ainda nem foram imaginadas?. O desafio está, justamente, em entender como essas mudanças estão acontecendo, qual o tamanho e intensidade do impacto delas, para aí sim conseguir determinar como lidar com exigências, riscos, etc.

Essa é uma tarefa que ainda está dando seus primeiros passos, mas quem atua nesse mercado precisa começar a considerar o futuro da profissão. Tanto é que esse assunto será tema de uma palestra no FestQuali, maior festival de qualidade e inovação do Brasil, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, em Belo Horizonte. Podemos ainda não ter as respostas, mas estamos trabalhando para fazer as perguntas certas.

*Arnaldo Barbulio é engenheiro, especialista em análise de riscos e um dos palestrantes do FestQuali.

Sobre o FestQuali:
Data: de 11 a 14 de novembro de 2019
Endereço: Escola de Engenharia da UFMG - Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP 31.270-901
Inscrições e informações: https://festquali.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário