CNMA reúne mulheres de todo o país para debater a participação feminina no agronegócio brasileiro

DO TEXTO:
Mulheres de todo o Brasil se mobilizam para participar da 4ª edição do CNMA

Com 80% das inscrições já vendidas, o evento receberá representantes de diversos estados nos dias 08 e 09 de outubro, em São Paulo (SP)

Representantes de todo o Brasil se reúnem nos dias 08 e 09 de outubro para a 4º edição do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizada no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). O evento, que neste ano terá como tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes” caminha para a reta final das inscrições, com o início da venda do último lote, que segue até 30 de setembro.

A edição deste ano pretende reunir 1.700 mulheres para debater a importância de integrar as redes, colocando a mulher como aceleradora das inovações, principalmente no campo do agronegócio. Para isso, o CNMA conta com o apoio de lideranças femininas do agro de diversos estados, como Mato Grosso, Acre, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rondônia entre outros.

“Muitas mulheres, já inseridas no agronegócio, estavam adormecidas e agora ganharam voz. Quero que elas se sintam encorajadas para tomar decisões e se colocarem no mercado. E o congresso dá voz a elas”, salienta Maria Iraclézia, presidente da Sociedade Rural de Maringá (PR) e vice-presidente da Comissão Estadual de Exposições Feiras Agropecuárias do Paraná.

Entusiasta do evento, Maria Iraclézia tem incentivado ano a ano a participação de mulheres da região a participar cada vez mais do CNMA. “Para as interessadas disponibilizamos um código de desconto, assim como reforçamos a divulgação das informações em nossas redes sociais. É uma troca de experiências”, completa.

Outra incentivadora do Congresso, na região de Rio Verde (GO), é a analista de desenvolvimento de cooperados sênior da Cooperativa Comigo, Siomara Martins de Oliveira, que há três anos organiza uma caravana especial para o evento. E para o 4º CNMA, mais de 50 mulheres já estão confirmadas.

“O CNMA solidifica o nosso propósito e esforço, ele mostra para todos a importância das mulheres para o setor. É o lugar perfeito para que elas vejam na prática os temas abordados no último semestre, de liderança à inovação. É a oportunidade de compartilharem sua história com outras produtoras e confirmar que, com conhecimento, é possível crescer”, acrescenta Siomara.

Pertencer a uma classe em constante desenvolvimento é o que motiva a produtora Cristiane Steinmetz, idealizadora do Grupo Mulheres do Agro de Mineiros, a reunir uma caravana de mulheres na região de Mineiros (GO) com destino ao CNMA. “O Congresso nos dá conhecimento de um todo, pois vivendo apenas em nossa realidade, não conseguimos visualizar”.

“Além disso, é a demonstração da força da mulher, pois infelizmente existem muitas que não possuem consciência de sua capacidade e da proporção que nossa importância já ganhou no segmento”, orgulha-se Cristiane.

“As mulheres são muito ativas dentro do setor e estão sempre em busca de novidades e informação. Para isso não se detém aos limites de suas cidades, elas vão ao encontro da inovação e do conhecimento sem se importar com as distâncias. Se unem e juntas dão origem a uma rede que integra produtoras em diversas regiões do Brasil”, destaca a Show Manager do CNMA, Renata Camargo.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://www.mulheresdoagro.com.br/. As interessadas em formar sua caravana para o evento ainda podem contar com um cupom de desconto especial entrando em contato pelo e-mail rcamargo@transamerica.com.br até o fim do mês de setembro.

2º Prêmio Mulheres do Agro

Pelo segundo ano consecutivo, o CNMA será palco da entrega do prêmio, que pretende homenagear empreendedoras rurais pela gestão e por suas inovações em boas práticas agropecuárias, com respeito aos pilares da sustentabilidade - econômico, social e ambiental.

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Mulheres do Agro estão abertas até o dia 10 de setembro. A iniciativa, idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), valoriza práticas de gestão inovadoras de produtoras rurais e pecuaristas e busca reconhecer a contribuição da mulher nas atividades agropecuárias. Para apoiar a luta da mulher no campo, a edição 2019 do prêmio contará com patrocínio da Elanco Saúde Animal e apoio do Transamerica.

As inscrições para o prêmio podem ser feitas pelo site: https://premiomulheresdoagro.com.br/.

Ações do CNA no Congresso

Também pelo segundo ano consecutivo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza a rodada de negócio para empreendimentos rurais liderados por mulheres durante o 4º CNMA. Promovida no estande da CNA durante o 1º dia de Congresso, a ação espera reunir cerca de sete compradores internacionais e ao menos 28 vendedoras brasileiras.

A ação é um encontro entre compradores e vendedores com objetivo de gerar negócios. A ideia é criar um ambiente de interesses mútuos e confiança para concretizar vendas. Nesta edição, o intuito é reunir compradores internacionais, empresas comerciais exportadoras e produtoras brasileiras das cadeias de cafés especiais e frutas.

“A realização da rodada de negócios durante o Congresso, pelo segundo ano consecutivo, reafirma o interesse da CNA em oferecer oportunidades de negócio cada vez mais palpáveis para as produtoras e produtores rurais brasileiros. Por isso, a Rodada de Negócios organizada durante o CNMA, é uma maneira de fazer com que mais mulheres aproveitem essas oportunidades”, afirma Lígia Dutra, Superintendente de Relações Internacionais da CNA.  

O evento também será palco da realização do “Prêmio Brasil Artesanal – Chocolate”, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar para reconhecer os melhores chocolates artesanais do Brasil produzidos por mulheres. Para se inscrever a produtora precisa se cadastrar no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, no site da Confederação: https://www.cnabrasil.org.br

As candidatas deverão enviar amostras do produto com teores sólidos de cacau de 68% a 72%, até o dia 3 de setembro. Os cinco chocolates mais bem avaliados pelos especialistas concorrerão ao prêmio e serão submetidos à degustação do público durante o CNMA.

Edição deste ano espera reunir 1.700 mulheres para debater a presença feminina no agronegócio

SERVIÇO:
4° CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Data: 08 e 09 de outubro
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: www.mulheresdoagro.com.br 

Sobre o 4° CNMA
Neste ano, o Congresso conta com uma novidade: a realização simultânea do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento direcionado à nova geração do agronegócio, para jovens de 18 a 30 anos aproximadamente.

A promoção, organização e realização do CNMA e do YAMI são do Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.
O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3Corações, Belgo, Banco Alfa, Banco do Brasil, Bueno Wines, Camila Klein, Caterpillar, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínica, FLC Serviços, FMC, Huck Otranto Camargo, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Romancini, Safras & Cifras, Santander, Seedz, Senior, Stara, Tortuga, Trow Nutrition, UPL e Yara; e startups Acerto Fácil, Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, CropMan, Culte, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali, Mulheres do Agronegócio Brasil, MyFarm, Nagro e Pangea Parts.  O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Mulher, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, BPW, COMIGO, Elas no Agro, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, Girolando Mulher, MundoCoop, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários