ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8/19/2019

Um presente para Goiânia, uma homenagem a Burle Marx

Goiânia ganha praça com assinatura de Roberto Burle Marx 

Vizinho mais nobre do Parque Vaca Brava, o Kingdom Park Residence, além de trazer tecnologia de ponta em construção e se tornar referência para o Brasil, presenteia os goianos com uma praça que homenageia o grande paisagista Roberto Burle Marx 

O Kingdom Park Residence, além de se tornar referência para o Brasil  em sua tecnologia construtiva, traz em seu escopo a intenção de abraçar a comunidade e entregar para a cidade essa mesma genialidade. Ao aderir ao projeto da Prefeitura de Goiânia, “Adote uma Praça”, o grupo empreendedor, formado pela SIM Engenharia, MA Incorporadora e J Virgilio, devolve para a cidade em forma de homenagem à Roberto Burle Marx, toda a generosidade recebida durante a obra. Além da exuberância do Parque Vaca Brava, os vizinhos do maior arranha-céu de Goiânia poderão usufruir de um espaço de passeio desenhado dentro desse mesmo conceito de beleza e sustentabilidade adotados no residencial. 

Em vigor desde maio deste ano por meio da lei municipal 10.346, o projeto “Adote uma praça” tem como objetivo aperfeiçoar as condições de uso dos espaços públicos e entornos, utilizando como ferramenta uma parceria com iniciativas privadas, que permite às empresas serem responsáveis pela manutenção de praças públicas e seus entornos. Ele será lançado oficialmente nesta terça-feira, 20, em evento promovido pela prefeitura. “Um projeto só é completo se ele envolve as pessoas que estão a sua volta e contribui de forma concreta com a melhoria da vida delas. Dessa forma, programa “Adote uma praça” permite a nós da iniciativa privada, fazer a nossa parte”, diz Paulo Silas, diretor da SIM Engenharia, que também participa com a praça do Park Family Home, no setor Parque Amazonas.  

A Praça Burle Marx está em fase de projeto e construção, mas depois de pronta e entregue à população, terá sua manutenção e cuidados sob a responsabilidade do grupo empreendedor, como prevê a nova Lei Municipal. Para Paulo Silas a adesão ao programa demonstra que o estímulo a uma integração urbana saudável pode sim ser alinhada às obras da construção civil.  “A iniciativa privada tem total capacidade de promover ações que abracem a sociedade. No caso da engenharia civil, por exemplo, projetamos um edifício, estudamos todos os impactos que o projeto terá não só para moradores, mas também à sua volta, pensando em como o bairro que abriga esse projeto pode absorver de maneira sustentável o impacto de um novo edifício residencial, por exemplo”, disse ao explicar que a empresa está adotando parâmetros do Sistema B, certificação em gestão com impacto positivo em seu modelo de negócio.  

As referências do Kingdom Park Residence são o Calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro, e o Biscayne Boulevard em Miami e foi desenvolvido pelo escritório carioca Burle Marx, responsável pelos projetos do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, do Parque Ibirapuera em São Paulo e do Parque Generalíssimo Francisco de Miranda, em Caracas, Venezuela.   

Todo esse conceito será levado também para a revitalização do que atualmente é um pequeno canteiro na C-248, ao lado do arranha-céu e se tornará a Praça Burle Marx.  É a primeira intervenção pública do escritório carioca em Goiânia.  De acordo com o arquiteto responsável pelo desenho do empreendimento, Andrey Machado, a escolha do estilo que marca o escritório Burle Marx, agrega valor artístico ao prédio e áreas públicas que o envolvem. “O grafismo e o trabalho feito no calçadão, a largura das calçadas, traz um conceito que abraça o térreo do prédio e garante a sinergia dele com seu entorno”, explica Andrey. 

O paisagismo se estenderá às áreas externas de circulação, valorizando a arborização funcional e incorporando desenhos artísticos inclusive na rua que dá acesso ao empreendimento. “Além dos moradores, a população da  região também está sendo contemplada com a sofisticação paisagística escolhida”, finaliza o arquiteto. O estilo de Marx ganhou reconhecimento internacional por adotar uma nova composição, associando uma abordagem plástica de forte viés artístico com o uso de plantas nativas de cores fortes e vivas, sendo autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países. 

Sobre o projeto “Adote uma Praça”
Lançado em maio deste ano, por meio da lei municipal 10.346, o projeto “Adote uma praça” visa  aperfeiçoar as condições de uso dos espaços públicos e entornos, com melhorias na iluminação, limpeza e segurança, promover as melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas dos equipamentos públicos comunitários, incentivar a instalação e a manutenção do mobiliário urbano e priorizar a recuperação da paisagem urbana e a preservação da biodiversidade existente no Município por meio de parcerias com a iniciativa privada, através da  adoção, parcial ou total, de praças, calçadas, áreas verdes, com a exceção de parques, e monumentos. Podem participar pessoas físicas, entidades representativas - como conselhos e associações - e empresas privadas.  
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil