Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR 2019 possui selo Carbono Zero

DO TEXTO:
Em edições anteriores a prova já havia recebido a outorga-Ivo Lima 

Essa é a terceira edição seguida que a prova, que ocorre no dia 29 de setembro, conquista a certificação graças a uma série de ações sustentáveis

A 12ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR ocorre só no dia 29 de setembro, mas já dá show quando o assunto é responsabilidade socioambiental. Isso porque a prova, promovida pelo Sesc PR, mais uma vez foi certificada com o selo Carbono Zero.

Certificada pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Prima Mudanças Climáticas no Brasil, a outorga foi validada pela Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia) e pelo Grupo Brasil Verde. Essa é a terceira edição seguida que a prova conquista a certificação, graças ao plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em Área de Preservação Permanente, entre outras ações de sustentabilidade.

Cálculo

Para receber o selo, foram levantados pela organização do evento aspectos ambientais inerentes à prova, responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa. Resíduos orgânicos, transportes aéreos e motores, hospedagem, entre outros itens foram relacionados para o estudo. Após o cálculo, foram plantadas 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para a devida compensação ambiental.

O local escolhido para o plantio foi à mata ciliar do córrego Carangola, localizada no município de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, combatendo os efeitos do aquecimento global. A iniciativa aliada ao incentivo à participação da comunidade em ações de sustentabilidade contribui com um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODM): a ação contra a mudança global do clima.

Ambientalmente responsável

A maratona carrega o slogan Responsabilidade Ambiental e Esporte Correndo Juntos, reafirmando ainda mais seu compromisso em ser mais do que um evento esportivo, mas um exemplo de respeito ao meio ambiente, aos participantes e aos expectadores.

De acordo com o gerente executivo do Sesc Foz do Iguaçu, Osiel Silva, durante todo o percurso da prova dos 42 km são coletados todos os resíduos gerados. Esse material é devidamente separado e, no caso dos recicláveis, encaminhados à Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (COAAFI).

Outra medida sustentável adotada para esta edição da competição é que o kit atleta contará com uma camiseta com tecido biodegradável, que reforça a preocupação do Sesc PR com o futuro do planeta. 

Inscrições seguem abertas

A edição de 2019 da Maratona de Foz do Iguaçu Sesc PR está marcada para o dia 29 de setembro e terá aumento das vagas nas três opções de percurso (1.700 atletas nos 42 km, 1.500 nos 11,5 km e 400 duplas no revezamento). As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro pelo site www.sescpr.com.br/maratona

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários