ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8/03/2019

JOÃO CAVALCANTI E LENINE | Filho e pai juntos em "Bicho Saudade"

JOÃOCAVALCANTI&LENINE-BICHOSAUDADE

JOÃO CAVALCANTI LANÇA MÚSICA COM PARTICIPAÇÃO DE LENINE 

Filho e pai fazem dueto em "Bicho Saudade", disponível nesta sexta, 2 de agosto, com clipe dirigido por Maria de Médicis

João Cavalcanti e Lenine. Filho e pai. Só os dois. Autores e intérpretes de "Bicho Saudade", single disponível em todos os aplicativos de música nesta sexta-feira, 02 de agosto, em lançamento da Som Livre/MP,B, que antecipa a comemoração do Dia dos Pais – ouça. Gravada ao vivo por Henrique Vilhena no estúdio da gravadora, no Rio de Janeiro, a canção ganhou clipe dirigido por Maria de Médicis, que traduziu em imagens a atmosfera íntima do encontro.   

Saudade é um lindo bicho
Que no escuro se orienta
Que da fome se alimenta
Que tem a dor por capricho
E só quando dói alenta

João via seu pai, Lenine, ganhar o mundo. Para ganhar o mundo, há que se viajar. E, aos olhos do filho, ganhar o mundo passa a significar perder o pai, mesmo que de forma transitória.

Saudade é um bicho estranho
De natureza selvagem
Porém de fina engrenagem:
Crescendo a perder tamanho
Vê-se minguar de coragem


O filho, João, vira artista como seu pai. E vira pai. Repete-se a história, mas agora com João no papel do pai prestes a se ausentar. É nesse contexto que surge a letra de "Bicho Saudade". "Escrevi mentalmente esse poema em 2016, caminhando pela rua, às vésperas de uma turnê de mais de dois meses que faria pelos Estados Unidos. Na época, eu e Miriam tínhamos dois filhos, Tom e Luna. Eu estava apavorado, por mim e por eles. A saudade que eu sabia que sentiria era tão real que poderia ser tocada. Um bicho - foi a imagem que me surgiu", explica João.

Enquanto verso a saudade
O bicho, feito quimera,
Partido pela metade,
meu coração acelera
O mudo rugir da fera
É que impõe sem piedade
O meu compasso de espera

Martin, o terceiro filho, foi gerado quando João voltou da tal turnê. Agora João tinha três filhos, assim como seu pai, e parecia óbvio que esse "Bicho Saudade" tinha que ser criado pelos dois, como a representação da dobra do tempo na história de ambos. João mandou o poema e Lenine fez dele canção. "É muito inusitado. Já fiz parcerias com várias pessoas, mas, quando me deparo compondo com meu filho, percebo que tem um grau de intimidade e de troca que vai além de meramente duas pessoas se juntarem para fazer música. Gravar com ele, só nós dois, eu ao violão, foi realmente muito especial", diz Lenine.

Saudade é um bicho grande
Muito maior do que eu penso
Quão mais se expande, mais denso
Quão mais denso, mais se expande
Saudade é um bicho imenso

A noite de 08 de abril de 2019 ficou marcada para sempre. Se, do lado de fora, o Rio de Janeiro encarava uma das maiores tempestades da sua história, na Som Livre, na Barra da Tijuca, o clima era de comunhão - e a tempestade era de metalinguagem. A comemoração dos oito anos de Luna, que fazia aniversário naquele dia, durou a madrugada inteira: enquanto, ao redor, tudo era água, no estúdio era construída uma ilha familiar, que transbordou convivência. Pelo menos dessa vez, as imposições do trabalho desaguaram em refúgio e amor. O "Bicho Saudade" fez-se manso.

“Bicho Saudade” - João Cavalcanti feat. Lenine
Lançamento MP,B/Som Livre - 02 de agosto/2019

Sobre a Som Livre
De 1969 para cá o mercado fonográfico mudou, assim como a forma de se consumir música. Hoje, 50 anos depois de sua criação, a Som Livre é muito mais do que uma gravadora, é o espelho musical do país. Uma empresa 100% nacional voltada para a música, seja qual for a sua plataforma e que reflete, através de seus lançamentos, o gosto e o hábito de consumo do brasileiro.
A Som Livre possui diversas frentes de negócios: venda física, digital, shows, licenciamento e editora. Em seu time são mais de 100 artistas e sua editora é uma das mais importantes do país, representando os direitos de compositores nacionais e internacionais. Na linha de shows, a empresa aposta em festivais de música, que acontecem por todo o país, com as marcas Festeja, Viva Mais Música e Arena Pop.

João Cavalcanti e Lenine - Bicho Saudade (Clipe Oficial)

Sem comentários:

Enviar um comentário