ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8/20/2019

Istambul terá outono artístico


Eventos culturais tomam conta da cidade nos próximos meses

Istambul se renova a cada dia, e neste outono a cidade ganha programação diferenciada para quem quer experimentar uma cidade mais artística. A partir de setembro, festivais e eventos culturais que mesclam entretenimento e arte, como exposições, shows, exibições cinematográficas, desfiles de moda e mostras gastronômicas entram no calendário de quem explora as opções da região.

Na intercessão da Ásia com a Europa, Instambul oferece um calendário para os amantes dos mais diferentes tipos de artes. Quem visita a região durante essa época do ano encontra uma cidade completamente diferente, que se prepara para o frio com atividades culturais variadas para receber melhor seus moradores e turistas. A seguir, a programação com os principais eventos que trazem entretenimento e artes, apresentando novidades e nomes renomados.

16ª Bienal de Istambul traz como tema “O Sétimo Continente”

Entre 14 de setembro e 10 de novembro será realizada a 16ª edição da Bienal de Istambul. Neste ano, o evento voltado às artes explora o Sétimo Continente, a enorme massa de resíduos plásticos que se acumula no fundo do Oceano Pacífico, um dos resultados mais visíveis do Antropoceno. Um dos maiores problemas do mundo moderno, o lixo encontrado nesta região do mar ocupa uma área de cerca de 3,5 milhões de quilômetros quadrados e pesa 7 milhões de toneladas. Este novo continente que a humanidade criou será o ponto de partida para muitos artistas, estudiosos, antropólogos e ecologistas refletirem sobre o estado atual das artes em um mundo que sofre com desafios ecológicos.

14ª Contemporary Istanbul

A Contemporary Istanbul chega a qsua 14ª edição em 2019. Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade abrirá suas portas para galeristas de arte moderna, artistas, colecionadores e entusiastas de arte do mundo inteiro. Pelas mãos do curador Hasan Bülent Kahraman, a exposição intitulada “Recentes Aquisições / Collectors' Stories” recebe obras de arte recentemente adquiridas por colecionadores turcos.

Arter em Dolapdere

Outro ponto popular em Istambul é o Arter, um centro que recebe obras de arte, agora em sua nova sede. Propriedade da Fundação Vehbi Koç, o espaço está localizado no centro da cidade, na Avenida Istiklal, e já realizou 35 exposições. Este novo local possui 18 mil metros quadrados e foi projetado pela Grimshaw Architects para receber um calendário anual com eventos e atividades regulares, além de exposições e coleções de diferentes tipos de arte. Em 2019, a fundação celebra seu 50º aniversário.

Istanbul Coffee Festival

O evento é realizado todo outono em Istambul para agradar os amantes do café. Além do famoso café turco, Istambul oferece diferentes sabores nos cafés da nova geração durante o Istanbul Coffee Festival, que acontece de 19 a 22 de setembro. De debates e workshops, a seminários e concertos, a programação do festival oferece experiências variadas no coração da cidade, o Küçük Çiftlik Park.

Filmekimi

Os fãs de cinema podem aproveitar o Filmekimi, festival de cinema que ocorre entre os dias 4 e 13 de outubro. Organizado desde 2002, o evento deste ano traz obras como “Retrato de Uma Jovem em Chamas”, da cineasta francesa Céline Sciamma, “The Wild Goose Lake”, de Diao Yinan, “Little Joe”, de Jessica Hasuner, (ambos sem tradução para o português), “Matthias & Maxime”, de Xavier Dolan, e “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar.

Istanbul Fashion Week

Entre os dias 8 e 11 de outubro, a cidade recebe a Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul (MBFWI) trazendo as tendências de moda e estilo para a próxima estação. Estilistas profissionais, formadores de opinião e representantes de marcas nacionais e internacionais encontrarão jovens talentos durante o evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário