Espetáculo de teatro sobre a imigração italiana é atração inédita no 14º FESTITALIA

DO TEXTO:
O 14º FESTITALIA acontece de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento, em Ribeirão Preto-Divulgação

A peça "Mérica" faz parte da programação gratuita do evento nos dias 7 e 8 de setembro, às 19h; elenco é formado por 50 atores da Escola de Teatro Dante Alighieri

A cultura italiana está presente em todo o mundo. No passado, muitos imigrantes deixaram a Itália e foram para outros países em busca de uma vida melhor e mais digna. A história de tantas famílias que vivenciaram o mesmo roteiro será contada no espetáculo “Mérica”, durante o 14º FESTITALIA - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto -, que acontece de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento, em Ribeirão Preto.

A peça é escrita e dirigida por Celso Rodrigues e tem a participação de atores da Escola de Teatro Dante Alighieri. A atração faz parte da programação da Festa nos dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), às 19 horas. O espetáculo retrata a emocionante trajetória de uma família de italianos formada pelo casal Nino e Delfina e pelas filhas Giordana e Donatella. Os quatro, em decorrência das dificuldades que sofriam na Itália, se viram obrigados a partir para um novo mundo, até então, totalmente desconhecido. Tudo isso, no século XIX, em uma época de recursos escassos e poucas informações.

“É um espetáculo grandioso, com mais de cinquenta artistas em cena. Além da oportunidade de assistir à encenação, o público conhecerá um pouco mais sobre a origem e os costumes do povo brasileiro. O elenco é composto por atores profissionais e amadores.”, comenta Celso Rodrigues.

Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o enredo é similar ao de milhares de imigrantes. “Nossos antepassados passaram pelos mesmos infortúnios de uma Itália sofrida e pelos efeitos de um pós-guerra. A busca por uma vida melhor e mais digna de um povo acuado e sem perspectiva de futuro. Serão momentos inesquecíveis para se saber um pouco mais sobre a história da Itália.  O FESTITALIA tem como objetivo fazer com que a cultura italiana permaneça sempre viva”, comenta.

O FESTITALIA é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do ProAC (Programa de Ação Cultural), com  apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura.

São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.

Espetáculo de teatro sobre a imigração italiana é atração inédita no 14º FESTITALIA-Divulgação 
SERVIÇO:
14º FESTITALIA
Data: de 6 a 8 de setembro de 2019
Horário: dia 6 de setembro (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), das 11h às 0h
Espetáculo “Mérica”
Data: dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo)
Horário: às 19 horas
Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto
Entrada Gratuita

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários