Cloud computing e os profissionais 5.0: como entender a nova era da informação

DO TEXTO:

As soluções de computação em nuvem auxilia empresas e novos profissionais a se integrarem com ferramentas que potencializam e agilizam processos

Cloud computing faz parte do processo de transformação digital que leva ao conceito de sociedade 5.0, onde o profissional de T.I será capaz de entregar melhores resultados de forma mais assertiva, com o auxílio de novas soluções. Quando falamos de cloud computing, estamos agregando autonomia para o profissional, além de trazer mais segurança sobre seus dados e operações.

A sociedade 5.0 e a transformação digital demandam um alto volume de processamento de dados extremamente e para suportar a demanda é necessário uma solução que potencialize o processamento, disponibilidade e armazenamento, além de mantê-los em segurança. É onde entra a computação em nuvem.

A flexibilidade e dinamismo dos serviços são fatores integrados nas soluções em nuvem e que contribuem para a sinergia entre sociedade 5.0 e serviços automatizados. Pensando no cotidiano de uma indústria que atua com automação, ela irá armazenar, ler e processar uma grande massa de dados. Porém, ao encerrar o turno, esta demanda cai, muito semelhante a uma fábrica de sorvetes, onde há períodos de alta e baixa demanda por um fator climático. O cloud computing funciona da mesma forma, uma vez que entrega para o mercado um recurso "ilimitado” para atender as oscilações de picos de demanda, sem desperdiçar um centavo do seu orçamento.

Para Luiz Fernando Souza, CBO da Binario Cloud, as empresas terão que se adaptar o quanto antes a este cenário, para construir uma infraestrutura que se encaixe na sociedade 5.0. "Os profissionais de TI possuem alta capacidade de aprender novas tecnologias com rapidez e isso é fator primordial para que as organizações se movimentem de forma ágil em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, fazendo com que esses colaboradores ocupem cada vez mais espaço nas cadeiras dos tomadores de decisão”, explica.

Futuro sustentável

A Binario Cloud interpreta o cloud computing como uma forma consciente de usar recursos computacionais. Na grande maioria dos casos, apenas 20% da capacidade de processamento e memória das máquinas são utilizados até que ela seja substituída, enquanto é possível chegar muito próximo ao 100% de uso através da computação em nuvem, diminuindo o desperdício de elementos naturais utilizados na produção de hardware. O data center utilizado pela startup possui o certificado LEED Gold, comprovando a sua visão estratégica sobre as boas práticas do mercado e melhor aproveitamento.

Contudo, ainda é muito difícil fazer previsões e afirmar que o mercado, de maneira geral, já conseguiu entender todas as soluções contempladas na sociedade 5.0. "O mercado continuará mudando muito e o principal impacto será na forma de contratação. Cada vez mais as empresas e pessoas vão querer ter suas necessidades atendidas, sem precisar adquirir um bem. Neste caso, a necessidade tem mais valor do que uma posse e o mercado precisará estar preparado para entregar tudo como serviço”, explica Luiz.

Sobre a Binario Cloud
Referência em apresentar as melhores soluções de computação em nuvem, a Binario Cloud foi criada para auxiliar seus clientes na etapa de transformação digital, construindo uma jornada para nuvem de maneira simples, segura e eficiente. Fundada em 2017 pelo Grupo Binário, a empresa surgiu pela necessidade de se colocar à frente do mercado de cloud computing, conectividade, telecomunicações e data center, integrando tecnologias dos melhores fabricantes a um serviço de alta qualidade para provedores de todo o mundo. Clique aqui para conhecer nossos produtos e fale com um dos nossos especialistas.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários