Testagem viral gratuita no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

DO TEXTO:

Na ocasião, Federação Brasileira de Gastroenterologia presta apoio à campanha de testagem da Sociedade Brasileira de Hepatologia

O dia 28 de julho foi o escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a importância de lutar contra as hepatites virais. De acordo com dados da OMS, estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas em todo o planeta estejam infectadas pelos vírus das hepatites B e C. Número também alarmante quando se trata da hepatite A, que infecta 1,4 milhão de pessoas anualmente.

É com o objetivo de combater a enfermidade e prestar esclarecimentos à população que a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) declara o seu apoio às iniciativas de diversas sociedades por todo o Brasil, em especial a ação da Sociedade Brasileira de Hepatologia, que promoverá testagem gratuita para Hepatites B e C nos próximos dias 27 e 28 de julho em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Salvador, Belém, Porto Alegre e Goiânia.

Prevenção das Hepatites

Rotineiramente estar submetido a testagem de hepatites, bem como demais doenças virais, é uma maneira importante de identificar doenças em fase inicial. Tal atitude é imprescindível, isso porque o diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz de combater toda e qualquer patologia.

Além disso, a vacinação contra a Hepatite B é a principal forma de se proteger contra a uma possível infecção. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente a imunização para adultos até os 48 anos de idade, além de ser obrigatória a imunização de crianças ao nascer. “Quanto mais jovem a pessoa se vacinar, maiores são as chances de obter proteção, principalmente com as três doses preconizadas”, completa Marta Deguti, hepatologista e gastroenterologista membro da FBG. 

Onde realizar a testagem 

27 de julho, sábado:
Allianz Parque – São Paulo (SP)
28 de julho, domingo:
Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP)
Farol da Barra – Salvador (BA)
Praça da República – Belém (PA)
Parque Farroupilha – Porto Alegre (RS)
Serra Dourada – Goiânia (GO)
A testagem também está disponível o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde.

Se você esteve exposto a alguma situação de risco de contágio, procure realizar a testagem e fique livre dessa dúvida.

Sobre a FBG
A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) é uma sociedade sem fins lucrativos, que promove e representa a especialidade no Brasil. Congrega mais de 4 mil associados e participa, juntamente com 64 especialidades reconhecidas, do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB).

A Federação, também, emite o Título de Especialista em Gastroenterologia, conforme normas estabelecidas pela AMB e reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). E realiza anualmente um dos maiores eventos da especialidade no continente Latino Americano: a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD).

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários