Show Intimista de KIZUA GOURGEL | CCP Luanda 18/07

DO TEXTO: Concerto Intimista do cantor e compositor KIZUA GOURGEL | CCP Luanda-Biblioteca Camões, dia 18 de julho.

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS tem o prazer de acolher, no dia 18 de Julho de 2019 (5ª feira), pelas 19H00, o Concerto Intimista do cantor e compositor KIZUA GOURGEL. No ambiente simples e acolhedor e personalizado do Auditório Pepetela do Camões, estarão em palco, para além de Kizua Gourgel, como um artista principal, um Guitarrista Solo e um Percursionista.    

KIZUA GOURGEL, nasceu em Luanda. Os seus pais, Beto Gourgel (angolano) e Eila (finlandesa) formavam um dueto musical, que fez furor em Luanda, na década de 1970, no género da canção de intervenção.

KIZUA GOURGEL começou a cantar temas compostos pelos seus pais com apenas 4 anos de idade. Aos 5 anos integrou o coral infantil “Os Patinhos”, dirigido por Rosa Pegado, que mais tarde viria a evoluir para o grupo “As Gingas do Maculusso”, onde permaneceu até aos 26 anos de idade.

Em 1995, ficou em 6º lugar no concurso musical “Os Trovante 95”, promovido pela RNA.

Com 24 anos venceu o Festival da Canção LAC com o tema “Tetembwa”, uma homenagem ao seu irmão falecido, que mais tarde daria o nome ao seu primeiro trabalho discográfico.

Em 2006, o seu trabalho discográfico “Tetembwa” ganhou o Prémio Bala do Ano, como tema “Depois do Fim”, que conta com participação de Yola Semedo. Este trabalho inclui a sua versão do popular tema de Teta Landu “Negra de Carapinha Dura”.

Em 2000, juntamente com Wando Moreira, Nino Jazz, Hélio Cruz e Pedro N’Zagi, formou a banda “Wanna Grove”, na linha musical do Funk, Jazz, Bossa Nova e recriação de clássicos da música angolana. A banda acompanhou vários nomes da música nacional e internacional, designadamente Yola Semedo, Anselmo Ralph, Don Kikas, O2, Afrikkanhita, Djeff Brown, Guy Destino e Beto Dias, entre outros.

Paralelamente, KIZUA GOURGEL ao longo dos últimos 20 anos assumiu o papel de músico de bar, sendo uma das maiores referências do país no género.

KIZUA GOURGEL tem representado o país, com a sua música, em vários países, designadamente, Portugal, China, Egipto, Índia, Tunísia, Brasil.

Foi cabeça de cartaz do “Luanda Internacional Jazz Festival” e tem marcado presença regular no “Show do Mês”, no qual tem sido convidado por grandes nomes da música, como Zé Kafala, Yola Semedo, Carlitos Vieira Dias e Boy G. Mendes.

Conta com oito participações discográficas e tem em preparação um novo trabalho discográfico cujo lançamento está previsto para finais de 2019, princípio de 2020.

O Camões/Centro Cultural Português, no quadro do seu desígnio de promover a arte e os artistas, patrocina o Concerto intimista de KIZUA GOURGEL, cedendo o seu espaço, apoiando a respectiva produção e divulgação, sem quaisquer contrapartidas.

Bilhetes à venda na SOBA E-STORE (www.soba-store.com), ao preço de 3.000,00 Kwanzas. 

Um cheirinho a Kizua Gourgel


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários