Neste sábado (13) - Tributo a João Gilberto na TV Brasil

DO TEXTO:
Recordar e TV-Joao Gilbert-Crédito-Acervo TV Brasil

TV Brasil homenageia João Gilberto com imagens de acervo neste sábado (13/7)

Especial da emissora pública mescla apresentações com entrevistas de amigos e parceiros

Em tributo ao gênio da música brasileira João Gilberto, que faleceu no último sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Recordar é TV neste sábado (13), às 19h30, com imagens raras preservadas no acervo da emissora pública para reverenciar o criador da Bossa Nova.

A produção recupera conteúdo exclusivo com canções e histórias do cantor, compositor e violonista registradas em shows e entrevistas da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro. Esse material conservado desde os anos 1980 se junta a mais referências produzidas pela própria TV Brasil na última década.

A homenagem reúne trechos de programas em que personalidades como Cyro Monteiro, Marisa Gata Mansa, João Donato, Miúcha, Nelson Motta e Elizeth Cardoso contam e cantam a influência de João Gilberto em suas trajetórias. Os artistas destacam como a batida única desenvolvida por ele tornou a música brasileira reconhecida não só no país, mas também no exterior.

Essas gravações históricas de obras do repertório do artista baiano trazem composições que se tornaram clássicos do cancioneiro nacional. Com essa pesquisa, o Recordar é TV traça um panorama sobre a vasta produção musical que o mestre da voz e violão deixa de legado. Esses registros mostram que o talento de João Gilberto marcou e segue inspirando gerações de artistas.

Durante o tributo, a TV Brasil exibe imagens do próprio João Gilberto e de outros ícones da música brasileira interpretando canções que são verdadeiros hinos da Bossa Nova como "Chega de Saudade", "Corcovado", "Eu não existo sem você", entre outros sucessos eternizados por astros da época.

Para realizar essa homenagem, a emissora pública combina trechos de diversos programas gravados em várias épocas como as atrações "Lira do Povo", "Bossa Sempre Nova", "Só pra lembrar", "Musicograma", "Estúdio Móvel", e outras produções.

Recordar e TV-Joao Gilbert-Crédito-Acervo TV Brasil

Obra marcante na música brasileira

Recluso na última década, João Gilberto fez história junto com Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Eles formaram a santíssima Trindade da Bossa Nova. Com sua perspicácia, João Gilberto transformou a voz e o violão em espetáculo único que levou a música popular brasileira a ser reverenciada nos palcos internacionais.

Em 1958, Elizeth Cardoso lançava o disco "Canção do amor demais", considerado o grande ensaio geral da Bossa Nova. Era a primeira vez que Tom, Vinicius e João Gilberto registravam em disco o que seria considerado o novo estilo musical brasileiro.

Bem antes disso, porém, em 1953, quando ainda não tinha inventado sua famosa batida de violão, João Gilberto já tinha sido gravado por Marisa Gata Mansa em "Você esteve com meu bem", nas raras vezes em que assinou música e também letra. Nessa, em parceria com Russo do Pandeiro.

Na efervescente cena musical da década de 1950 no Rio de Janeiro, João Gilberto foi protagonista de diversos encontros entre compositores, músicos e cantores que resultaram em clássicos da música popular brasileira.

O cenário que consagrou o talento de João Gilberto foi o das praias cariocas, cartão postal da Bossa Nova. Mas o início de sua trajetória musical começou em outras águas. Às margens do rio São Francisco, em Juazeiro na Bahia, onde nasceu, João Gilberto escutava atento às vozes do samba da Era de Ouro da Rádio.

O baiano renovou o samba e ajudou a colocar o Brasil no mapa mundial da inventividade musical. Fã de Orlando Silva, Noel Rosa, Dorival Caymmi e grandes nomes da época, João Gilberto multiplicou as possibilidades da voz e violão para criar um novo estilo de tocar samba.

João Gilberto conquistou o reconhecimento na cidade do Rio de Janeiro e viajou o mundo apresentando a música popular brasileira. Mas jamais deixou de lado as raízes da Bahia, seu estado natal.

São muitos e diferentes artistas que apontam João Gilberto como o divisor de águas em suas trajetórias musicais. Seja pelo jeito singular de tocar o violão, pelo estilo preciso de cantar ou, para os mais sortudos, pelas parcerias e elogios, o encontro com João Gilberto foi um marco definitivo. A interpretação única de João Gilberto ajudou a dar vida a inúmeras peças musicais que hoje fazem parte do repertório clássico da música popular brasileira.

SERVIÇO:
Tributo a João Gilberto na TV Brasil
Recordar é TV – sábado, dia 13/7, às 19h30, na TV Brasil.
Recordar é TV – domingo, dia 14/7, para segunda-feira, 15/7, à meia-noite, na TV Brasil.
Recordar é TV – quarta, dia 17/7, para quinta-feira, 18/7, às 2h, na TV Brasil.

Sobre a produção e as novas edições
Apresentado por Carol Rocha, o programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.
Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.
O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.
Para as próximas semanas estão previstas edições sobre personalidades como a atriz Zezé Motta, a escritora Elisa Lucinda, a cantora Leny Andrade, o sambista Nelson Sargento e o autor João Ubaldo Ribeiro.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários