Museu da Língua Portuguesa tem sistema de combate a incêndio reforçado

DO TEXTO:
Fachada Museu da Língua Portuguesa após incêndio-Marcos Santos/USP 

Associação Brasileira de Sprinkers - ABSpk atuou na revisão do projeto de instalação dos Sprinklers, um dos principais sistemas de combate a incêndios

Com reinauguração prevista para o primeiro semestre de 2020, o Museu da Língua Portuguesa - que sofreu incêndio em dezembro de 2015 - elaborou um projeto detalhado de medidas de segurança contra incêndio. Entre as medidas, está a adoção dos sprinklers, conhecidos como ‘chuveiros automáticos’, com atuação da ABSpk, referência no mercado de Sprinklers. A inclusão deste sistema foi recomendada pelo próprio Corpo de Bombeiros, como um sistema complementar, já que, pela a legislação vigente, este sistema não era obrigatório devido à tipologia da edificação.

Desde o início da reforma, a Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) ofereceu apoio e está atuando no processo de revisão do projeto, desenvolvido por projetista especializado, bem como na fiscalização da obra, durante a execução do sistema de Sprinklers. Para tanto, foi firmada uma parceria entre a ABSpk e a Fundação Roberto Marinho, responsável pela reconstrução do Museu em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O sistema é considerado um dos mais eficientes no controle de incêndios, pois combate às chamas ainda no início, evitando que o fogo se alastre no estabelecimento.

“Realizamos um trabalho minucioso de auxiliar o Museu referente ao projeto de instalação e verificação dos Sprinklers. Após receber o projeto inicial, nós montamos um time de projetistas da ABSpk altamente qualificados, que avaliaram todos os detalhes e alternativas para que as instalações fossem executadas da forma adequada. Desde o início da obra, uma vez por mês, nosso time comparecer ao local para verificar o andamento da execução do projeto e, assim, indicar possíveis revisões e adequações em campo”, explica Felipe Melo, presidente da ABSpk.

“A parceria com a ABSpk é essencial para garantir que teremos um sistema de combate a incêndio por chuveiros automáticos seja instalado totalmente em consonância com as normas e as melhores práticas. Nossa preocupação com a segurança do projeto está acima das obrigações legais exigidas pela norma”, destaca Larissa Graça, gerente do projeto pela FRM.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Sobre a ABSpk
A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional.
Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários