Mamografia digital é implantada em hospital público de São Caetano do Sul e elimina tempo de espera dos pacientes

DO TEXTO:

Tecnologia introduzida pela FIDI também reduz a incidência da radiação em até 50%

São Paulo, julho de 2019 – A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde, acaba de implantar a mamografia digital no Hospital Maria Braido, em São Caetano do Sul. O equipamento reduz, em média, 50% da incidência da radiação, comparado com o método convencional. Além disso, elimina o tempo de espera dos pacientes após o exame no hospital.

Comparando com o exame convencional que utilizava insumos químicos, a tecnologia trará diversos benefícios para as pacientes como a redução de até 50% da incidência da radiação em média, maior definição das imagens, redução do tempo de exame em 50% na sala e eliminação do tempo de espera dos pacientes após o exame no hospital.

“São vários os benefícios com esta nova tecnologia. Para viabilizar estamos fazendo as adaptações técnicas necessárias para a garantia de sucesso do novo sistema, tais como infraestrutura de salas e preparação dos equipamentos. Com a tecnologia, o técnico de radiologia verifica a qualidade da imagem em tempo real, durante o exame. Portanto, não é preciso refazê-la e a imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online.”, explica Hélio Ajzen, Superintendente de Infraestrutura da FIDI.

“Antes, a paciente realizava o exame e tinha de aguardar o resultado. Em caso de pouca nitidez, tinha que refazer a mamografia. A tecnologia digital, graças à maior resolução das imagens, acaba com essa necessidade. Os resultados saem na hora e com muito mais precisão”, destaca a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Sobre a FIDI
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) existe há mais de 30 anos e é responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI nasceu com o objetivo de prestar assistência à população, além de contribuir para o aprimoramento de médicos radiologistas por meio de programas de educação continuada, bolsas de estudo e cursos de especialização. 
Com 2.500 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos, a FIDI realiza anualmente 5 milhões de exames entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios X e densitometria óssea. Desde 2006, a FIDI deixou de ser Instituto e passou a ser denominada Fundação. Em 2009 ganhou status de Organização Social, expandido sua atuação e hoje está presente em 85 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, além de ter participado da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários