Exposição individual de pintura "REGRESSO À UNAP" do Mestre KAPELA | CCP Luanda 23/07

DO TEXTO: "REGRESSO À UNAP", exposição do Mestre Kapella no CCP Luanda 23/07.


No dia 23 de Julho de 2019 (3ª feira) pelas 18H30, será inaugurada no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50) a exposição individual “REGRESSO À UNAP” do consagrado Artista Plástico angolano, Mestre KAPELA.

Ícone das Artes Plásticas em Angola, foi, e continua a ser, referência e fonte de inspiração de várias gerações de artistas, Mestre KAPELA apresenta as suas obras, pela primeira vez, no Camões/Centro Cultural Português. Apresentará cerca de 41 obras, entre as quais 7 fotografias, 33 obras de pintura e um vídeo.

Nesta exposição, o Mestre KAPELA presta uma homenagem à União Nacional dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP), local que lhe serviu de morada e de oficina artística, desde 1989, ano em que regressou a Angola.

Desde essa data, a UNAP tornou-se indissociável do seu espírito e das suas obras – como de um lugar sagrado ou santuário se tratasse. Um edifício degradado, com paredes a cair, onde estavam expostas as suas obras e que KAPELA considerava “A Casa dos Artistas”.

Até 2015, data em que foi forçado a sair, KAPELA viveu e exerceu o seu labor artístico nesse espaço, onde viveu e conviveu com várias gerações de artistas e que o marcou profundamente, como pessoa e como artista.

SOBRE O ARTISTA

Nasceu no Uíge (Maquela do Zombo) em 1947. Vive e trabalha em Luanda. Autodidacta, começou a pintar em 1960 na ´Escola Poto-Poto´, em Brazzaville, República do Congo. 
A viver e a trabalhar em Luanda desde 1989, primeiro no edifício da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), depois no Beiral, ainda no Palanca e agora em Vila Alice, expõe internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições como "Africa Remix", que viajou por Londres (Reino Unido), Paris (França), Tóquio (Japão), entre outras cidades.
Em 2003 venceu o Prémio CICIBA (Centro Internacional de Civilizações Bantu), em Brazzaville.
Em 2007 participou na mostra "Check List Luanda Pop" na 52ª Bienal de Veneza, Itália. E em 2009 sua obra fez parte da mostra da 2ª Trienal de Luanda, Angola e, ainda no mesmo ano, tomou parte na Exposição Colectiva “Luanda Smoth and Rave”, França. Em 2013, a sua obra esteve exposta na Exposição Colectiva "No Fly Zone", no Museu Colecção Berardo, Portugal.
Em 2015 realizou a sua primeira Exposição Individual de sempre em Angola de nome “Kapela”, na Galeria Tamar Golan, Luanda. Ainda em 2015 apresentou a Exposição Individual "Entre Suplícios" na Galeria Hall de Lima Pimentel, também em Luanda.
Em 2016 realizou uma Exposição Colectiva no ´ELA´ de nome “Velhos Papéis, Novas Histórias” sob a plataforma ´Pop-Up Mash-Up´ em conjunto com o Artista Angolano Binelde Hyrcan.
Em 2017 realizou uma Exposição Individual no ´ELA´ de nome “Luvuvamu + Nzola I Paz + Amor”.
Em 2018 viajou para Congo Brazzaville, que não visitava há 50 anos, e esteve na ´Escola Poto-Poto´ - após o qual realizou a Exposição Individual "Regresso a Poto-Poto" no ´ELA´.
Esta Exposição Individual foi preparada em residência no ´ELA´, por quem é representado. 
As suas obras pertencem a várias colecções nacionais e internacionais, incluindo:
- C.A.A.C. / Colecção Pigozzi - Genebra - Suíça
- Colecção Hotz - Cidade do Cabo - África do Sul
- Colecção AMBA - Londres - Reino Unido
- Colecção Costa Lopes - Lisboa - Portugal
- Fundação PLMJ - Lisboa - Portugal
- Colecção Lopes Crespo - Luanda - Angola
- Colecção Maia Tanner - Luanda - Angola
- Colecção Nuno de Lima Pimentel - Luanda – Angola
- Colecção SIEP - Luanda - Angola
- Colecção Privada António Seguro - Luanda - Angola
- Fundação Arte e Cultura - Luanda - Angola
- Fundação Sindika Dokolo - Luanda – Angola

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários