Consultório odontológico portátil leva tratamento a pessoas com dificuldades de locomoção

DO TEXTO:

Projeto EMBRAPII será exposto no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília

Brasília recebe, entre os dias 2 e 5 de julho, o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que reunirá mais de 5 mil pessoas, entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades, debaterá soluções e políticas para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. Uma das atrações de destaque no Congresso será o consultório odontológico portátil, projeto inovador financiado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e desenvolvido em parceria pela Unidade EMBRAPII Lactec e a empresa D´Express.

O Ministério da Saúde mantém contrato de gestão com a EMBRAPII para o desenvolvimento de projetos na área de Saúde. A área responde por 11% dos projetos financiados pela instituição. Ao todo a EMBRAPII já financiou mais de 700 projetos, totalizando o investimento total de R$ 1,2 bilhão em P,D&I.

O equipamento elimina a necessidade de um consultório fixo e permite que profissionais dentistas possam oferecer seus serviços a domicílio, garantindo o tratamento para pessoas com deficiência, enfermos e idosos, por exemplo. A proposta também se apresenta como alternativa à política pública de saúde para grupos específicos do Brasil que vivem em áreas de difícil acesso, como comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

No ano passado, em parceria com Secretaria da Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o projeto piloto foi utilizado na comunidade indígena Guaviraty, em Pontal, no interior paranaense. Na ocasião, cerca de 40 pessoas foram atendidas. “Ver um idoso que tinha dores de dente e não comia, se alimentando; uma criança especial sendo atendida sem a necessidade de tomar anestesia geral; índios recebendo atendimento na própria aldeia onde se sentem mais à vontade, é extremamente gratificante. Estamos garantindo dignidade, saúde e bem-estar para as pessoas” destaca a Ceo da empresa, Fanny Jitomirski.

O equipamento tem um designer ergonômico e consome baixa quantidade de energia elétrica. Ele vem condicionado dentro de uma mala rígida com rodas que cabe no porta-malas de qualquer automóvel.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente, há 42 unidades credenciadas pelo País.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD& I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

SERVIÇO:
Evento: 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Local: Centro de Exposição Ulysses Guimarães - Brasília (DF)
Data: 02/07 a 05/07
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários