LightBlog
>

ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/25/2019

BH recebe Festival do Queijo Minas Artesanal neste fim de semana

Festival do Queijo Minas Artesanal-Victor Schwamer_Sistema FAEMG 

Evento, na Serraria Souza Pinto, terá oficinas, cursos, degustações, entre outras atrações

Um dos eventos mais esperados pelos amantes da gastronomia está de volta a Belo Horizonte: o Festival do Queijo Minas Artesanal. A terceira edição acontece neste fim de semana, 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, e reunirá produtores das sete regiões reconhecidas pelo Estado de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo.

Durante o festival, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com a iguaria, que já conquistou premiações internacionais: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA Gastronomia), Eduardo Maya (Würscha e Pitza), Caetano Sobrinho (Caê), Paulo Vasconcellos (Bravo Catering), Gabriel Trillo (Omilía) e Bruna Martins (Birosca S2).

Cada chef representará uma região produtora. Tanto os pratos quanto os queijos estarão à venda no evento. Outros produtos mineiros de alta qualidade, como cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaças, vinhos e mel poderão ser degustados e comprados pelo público. O festival é uma realização do Sistema FAEMG e do Sebrae Minas.


Oficinas
Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal de leite cru com cervejas artesanais mineiras. Serão duas sessões no sábado. A primeira, às 14h, será ministrada pelo jornalista gastronômico especializado em queijos, Eduardo Tristão Girão, e pela jornalista e sommelier de cervejas, Fabiana Arreguy. Às 16h, a oficina ficará a cargo do jornalista Wilson Renato e do maturador dos Queijos Bello, João Bello. No domingo, às 14h, a aula será conduzida pelo chef e sommelier de cervejas, Daniel Martins.

Os apreciadores do queijo também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. A oficina acontecerá no domingo e o professor será Eduardo Girão com a Academia do Café. Os participantes das oficinas de harmonização terão acesso livre aos dois dias do festival, mediante apresentação do ingresso no setor de credenciamento.

O evento também terá uma oficina voltada a lojistas que desejam conhecer mais sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais. O curso será no sábado, às 18h. As aulas serão ministradas pelo especialista em queijo e consultor da FAEMG, Elmer Almeida, e o empresário Cássio Avelino.

Seminário
A capital mineira também sedia, hoje e amanhã (25 e 26/07), o Seminário dos Queijos Artesanais. O workshop, que acontece na sede do Sebrae Minas, é direcionado a produtores e profissionais do mercado queijeiro.

Em debate, a importância econômica, social e cultural dos queijos mineiros, caracterização de regiões produtoras de queijos artesanais do estado, Selo Arte, regulamentação da produção, licenciamento ambiental, associativismo, comercialização e maturação vista sob o viés econômico e legal. Também serão apresentadas as últimas novidades sobre pesquisas acadêmicas feitas com queijos fabricados em Minas.

Parcerias
O Festival do Queijo Minas Artesanal tem patrocínio do Sistema Ocemg, Mineiraria e Codemge (Governo de Minas Gerais), Banco do Brasil, apoio da Belotur (Prefeitura de Belo Horizonte), Emater, Epamig e IMA, e parceria com a UNA 360 e UNA Gastronomia. A organização é da Panda Promoções e Eventos.


SERVIÇO:
Festival do Queijo Minas Artesanal 2019
27 de julho (sábado): das 10h às 22h
28 de julho (domingo): das 10h às 20h
Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte
Ingressos antecipados (festival e oficinas) preço promocional: https://www.sympla.com.br/festivalqma
Outras informações: https://www.festivalqma.com.br/

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo