ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/08/2019

Artplan cria campanha para levantar causa em prol da diminuição do uso das sacolas de plástico no Rio de Janeiro


Movimento, criado para ASSERJ, traz diversas frentes para incentivar consumo consciente

Todos os dias, os consumidores se rendem às facilidades das sacolas de plástico, que raramente são reutilizadas e acabam boiando por aí nos oceanos. Mas você sabia que o tempo de decomposição do material pode levar até 400 anos? Isso o torna um dos principais inimigos do meio ambiente.

Com o objetivo de incentivar a mudança de hábito dos consumidores, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), a Artplan e a Dream Factory apresentam um movimento para conscientizar a população do Rio sobre os danos que as sacolas plásticas causam na natureza.

O start para a mudança é uma nova lei estadual, que vigora a partir de 26 de junho, obrigando as lojas de varejo a substituírem as bolsas plásticas por modelos feitos com material renovável. Com isso, os supermercados do Rio de Janeiro estarão proibidos de oferecerem sacolas de plástico a seus clientes. A partir de agora, cada consumidor pode ganhar no máximo duas sacolas feitas com material mais sustentável para ajudar neste momento de transição. Se o cliente quiser mais, terá que pagar por elas a preço de custo.

A comunicação chega ao público no primeiro dia da nova lei, em diversos pontos de contato: TV aberta, PDV e conteúdos digitais. Para ampliar a mensagem educacional, um time de influenciadores foi chamado a participar da iniciativa.

Fernanda Cortez, influenciadora, ativista e idealizadora da plataforma de educação ambiental “Menos 1 Lixo”, abordará o assunto e convocará as pessoas a reduzirem o consumo de sacolas de plástico, dando dicas, entre elas, sobre o uso de bolsas retornáveis e convidando outros influenciadores para que compartilhem como está sendo o dia a dia com os novos hábitos de consumo. Ao final, ela contará como foi o processo de transição e seus consequentes benefícios.

“Criamos um movimento de comunicação com o intuito de impactar, conscientizar e inspirar a população à ação. Nosso objetivo é despertar seu interesse para o assunto e estar junto do consumidor nesse processo de mudança de hábitos”, diz Dani Ribeiro, Diretora de Criação da Artplan RJ. “Focamos nossos esforços em apresentar variadas alternativas para o início de novas práticas, de forma a não prejudicarmos mais o meio ambiente com o uso excessivo deste tipo de material. Estamos confiantes que, desta forma, inspiraremos a mudança para o modo de viver das pessoas. Por isso, não tratamos esta ação apenas como uma campanha, e sim como uma causa em prol da preservação da natureza e do Estado onde vivemos”, afirma Luis Baselli, Diretor de Conteúdo da Artplan RJ.

Uma coletiva foi realizada pela ASSERJ, no AquaRio, para mais informações a respeito da campanha e das novas regras. O espaço, em parceria com as duas empresas do Grupo Artplan, se engajou e entrou como apoiador da causa. Disponibilizou seu aquário principal como cenário de uma das peças que inicia o movimento: uma sacola gigante adesivada para causar estranhamento e chamar a atenção do público sobre a importância do tema, durante o período da campanha. Outras sacolas gigantes serão espalhadas em pontos turísticos da cidade, ainda a serem definidos.

Assista ao link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=MVmw3ZvPUAI

Ficha Técnica

Agência: Artplan
Anunciante: ASSERJ
Campanha: Sacolas Plasticas
Título: Desplastifique Já
CEO: Antonio Fadiga
Direção de Criação:  Dani Ribeiro e Alessandra Sadock
Direção de Arte:  Neca Bohrer
Redação:  Marcio Morgade
Assistente de Arte:  Diego Santos
Diretora de produção e operações: Clariana Regiani
RTVC: Alessandra Nunes Salles, Flavia Reis, Nathalia Dutra, Tatiane Queiroz
Diretor de conteúdo: Luis Baselli
Conteúdo: Janaina Lellis, Vitor Barbosa
BI: Rachel Rimoli e Dayana Souza
Diretora Geral de Atendimento: Ana Paula Sanchez
Atendimento: Flavia Bittencourt, Carlos Lins e Erica Barreiros
Diretor de Planejamento: Lucas Cassol      
Mídia: Sabina Frota, Karla Villela, Thiago Valente e Mariana Oliveira
Aprovação / Cliente:  Fabio Queiroz, Nalita Campos.
Produtora do filme: The Kumite
Diretor: Marcus Becker
Produção Executiva/ Atendimento: Adriana Omodei
Direção de fotografia: Marcelo Corpanni
Direção de Produção: Aline Rizzotto
Montagem: Guilherme Falotico
Pós-produção / Finalização: Flux / Vanderlei Santana
Produtora de Áudio: Lucha Libre
Produção musical: Danilo Barbalaco
Mixagem: Equipe Lucha
Direção Musical: Paulo Corcione
Atendimento: Vanessa Raad
Produção Executiva Dream Factory: Bia Vilela, Kharine Castro
Direção de Arte Dream Factory: Julio Bugarin
Direção de Criação Dream Factory: Rafael Arraes
Planejamento e Redação Dream Factory: Rômulo Carminate

Sobre a Artplan       
Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2018, saltou da 10ª posição para 6ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – 2018). De acordo com o Agency Scope 2018, a Artplan foi uma das agências melhor avaliadas em Envolvimento da alta direção nas contas e 1ª na avaliação dos próprios clientes, na categoria Boa Equipe de Profissionais. Além disso, tem se destacado, durante quatro anos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.   
Rosemeire Barbosa- Estúdio Azul

Sobre a autora

Rosemeire Barbosa- Estúdio Azul - Natural e residente na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, formada em Magistério pela E.E.S.G. “Sud Mennucci” com habilitação para exercer a profissão de professora em 1996. Aprovada no Concurso Público de prova e Títulos para provimento de emprego de Professor do Ensino Fundamental em 14 de janeiro de 1999. Em 1 de fevereiro de 2001, foi contratada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, na pasta da Secretaria da Educação com habilitação para alunos do 1º ao 5º ano. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil