Artplan cria campanha para levantar causa em prol da diminuição do uso das sacolas de plástico no Rio de Janeiro

DO TEXTO:

Movimento, criado para ASSERJ, traz diversas frentes para incentivar consumo consciente

Todos os dias, os consumidores se rendem às facilidades das sacolas de plástico, que raramente são reutilizadas e acabam boiando por aí nos oceanos. Mas você sabia que o tempo de decomposição do material pode levar até 400 anos? Isso o torna um dos principais inimigos do meio ambiente.

Com o objetivo de incentivar a mudança de hábito dos consumidores, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), a Artplan e a Dream Factory apresentam um movimento para conscientizar a população do Rio sobre os danos que as sacolas plásticas causam na natureza.

O start para a mudança é uma nova lei estadual, que vigora a partir de 26 de junho, obrigando as lojas de varejo a substituírem as bolsas plásticas por modelos feitos com material renovável. Com isso, os supermercados do Rio de Janeiro estarão proibidos de oferecerem sacolas de plástico a seus clientes. A partir de agora, cada consumidor pode ganhar no máximo duas sacolas feitas com material mais sustentável para ajudar neste momento de transição. Se o cliente quiser mais, terá que pagar por elas a preço de custo.

A comunicação chega ao público no primeiro dia da nova lei, em diversos pontos de contato: TV aberta, PDV e conteúdos digitais. Para ampliar a mensagem educacional, um time de influenciadores foi chamado a participar da iniciativa.

Fernanda Cortez, influenciadora, ativista e idealizadora da plataforma de educação ambiental “Menos 1 Lixo”, abordará o assunto e convocará as pessoas a reduzirem o consumo de sacolas de plástico, dando dicas, entre elas, sobre o uso de bolsas retornáveis e convidando outros influenciadores para que compartilhem como está sendo o dia a dia com os novos hábitos de consumo. Ao final, ela contará como foi o processo de transição e seus consequentes benefícios.

“Criamos um movimento de comunicação com o intuito de impactar, conscientizar e inspirar a população à ação. Nosso objetivo é despertar seu interesse para o assunto e estar junto do consumidor nesse processo de mudança de hábitos”, diz Dani Ribeiro, Diretora de Criação da Artplan RJ. “Focamos nossos esforços em apresentar variadas alternativas para o início de novas práticas, de forma a não prejudicarmos mais o meio ambiente com o uso excessivo deste tipo de material. Estamos confiantes que, desta forma, inspiraremos a mudança para o modo de viver das pessoas. Por isso, não tratamos esta ação apenas como uma campanha, e sim como uma causa em prol da preservação da natureza e do Estado onde vivemos”, afirma Luis Baselli, Diretor de Conteúdo da Artplan RJ.

Uma coletiva foi realizada pela ASSERJ, no AquaRio, para mais informações a respeito da campanha e das novas regras. O espaço, em parceria com as duas empresas do Grupo Artplan, se engajou e entrou como apoiador da causa. Disponibilizou seu aquário principal como cenário de uma das peças que inicia o movimento: uma sacola gigante adesivada para causar estranhamento e chamar a atenção do público sobre a importância do tema, durante o período da campanha. Outras sacolas gigantes serão espalhadas em pontos turísticos da cidade, ainda a serem definidos.

Assista ao link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=MVmw3ZvPUAI

Ficha Técnica

Agência: Artplan
Anunciante: ASSERJ
Campanha: Sacolas Plasticas
Título: Desplastifique Já
CEO: Antonio Fadiga
Direção de Criação:  Dani Ribeiro e Alessandra Sadock
Direção de Arte:  Neca Bohrer
Redação:  Marcio Morgade
Assistente de Arte:  Diego Santos
Diretora de produção e operações: Clariana Regiani
RTVC: Alessandra Nunes Salles, Flavia Reis, Nathalia Dutra, Tatiane Queiroz
Diretor de conteúdo: Luis Baselli
Conteúdo: Janaina Lellis, Vitor Barbosa
BI: Rachel Rimoli e Dayana Souza
Diretora Geral de Atendimento: Ana Paula Sanchez
Atendimento: Flavia Bittencourt, Carlos Lins e Erica Barreiros
Diretor de Planejamento: Lucas Cassol      
Mídia: Sabina Frota, Karla Villela, Thiago Valente e Mariana Oliveira
Aprovação / Cliente:  Fabio Queiroz, Nalita Campos.
Produtora do filme: The Kumite
Diretor: Marcus Becker
Produção Executiva/ Atendimento: Adriana Omodei
Direção de fotografia: Marcelo Corpanni
Direção de Produção: Aline Rizzotto
Montagem: Guilherme Falotico
Pós-produção / Finalização: Flux / Vanderlei Santana
Produtora de Áudio: Lucha Libre
Produção musical: Danilo Barbalaco
Mixagem: Equipe Lucha
Direção Musical: Paulo Corcione
Atendimento: Vanessa Raad
Produção Executiva Dream Factory: Bia Vilela, Kharine Castro
Direção de Arte Dream Factory: Julio Bugarin
Direção de Criação Dream Factory: Rafael Arraes
Planejamento e Redação Dream Factory: Rômulo Carminate

Sobre a Artplan       
Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2018, saltou da 10ª posição para 6ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – 2018). De acordo com o Agency Scope 2018, a Artplan foi uma das agências melhor avaliadas em Envolvimento da alta direção nas contas e 1ª na avaliação dos próprios clientes, na categoria Boa Equipe de Profissionais. Além disso, tem se destacado, durante quatro anos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.   

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários