[Artplan]: agência recria Inferno de Dante em trabalho criativo para Médicos Sem Fronteiras

DO TEXTO:

Ilustração foi base da campanha que retrata situação de refugiados

Milhões de pessoas, espalhadas pelos cinco continentes, enfrentam diariamente jornadas desumanas para fugir de guerras, perseguições e da pobreza. A fim de chamar a atenção para a situação da enorme quantidade de refugiados e migrantes que se deslocam ao redor do mundo, a Artplan desenvolveu um trabalho criativo para Médicos Sem Fronteiras (MSF), uma organização internacional que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência.

Por meio de fotos atuais de pessoas e contextos onde MSF atua e de uma ilustração clássica de “A Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri, a agência encontrou uma conexão entre a obra do poeta do século 14 e a dura realidade dos refugiados em pleno século 21. Ao criar a primeira parte de sua obra, “Inferno”, Dante imaginou o que seria a pior viagem que alguém poderia enfrentar. A imagem elaborada pelo artista francês Gustave Doré para retratar o horror expresso na poesia do italiano foi recriada com fotos reais de refugiados, mostrando que a realidade pode ser ainda mais terrível do que a pior ficção.

“Usamos a força de um clássico da literatura universal e de uma imagem icônica para gerar uma reflexão capaz de chamar a atenção para realidades insuportáveis de violência e descaso. Milhões de pessoas em todo o mundo buscam apenas um lugar onde possam viver em segurança ou simplesmente sobreviver”, disse Nira Torres, Diretora de Comunicação de MSF. “Jogar luz sobre este assunto é fazer com que a realidade de migrantes e refugiados deixe de ser invisível e chegue a um público cada vez maior”, finalizou.

“Tudo começou com um pôster e o site, no qual é possível visualizar de onde vem cada uma das imagens e a história de cada refugiado que foi atendido por Médicos Sem Fronteiras na ocasião retratada”, explicam Alessandra Sadock e Daniela Ribeiro, Diretoras de Criação da Artplan. “Aproveitando o Dia Mundial dos Refugiados, impulsionamos ainda mais a ação, e levamos esta conversa para mais pessoas, a fim de aumentar o engajamento com a causa”, complementam.

Faz parte da ação interações com influenciadores mapeados, posts e um vídeo de 1’, além de OOH e mídia impressa. Os interessados em saber mais sobre a realidade dos refugiados ao redor do mundo podem acessar o site www.refugiadosdedante.com.

Assista ao link do vídeo: https://vimeo.com/343274997


Ficha Técnica
Direção de Criação: Alessandra Sadock e Daniela Ribeiro
Criação: Bruno Almeida, Alessandra Sadock, Daniela Ribeiro,  Rafael Jardim, Flavio Chubes 
RTVC: Ana Ourique, Felipe Cunha, Nathalia Freitas, Nathalia Dutra
Gerente de Projetos: Ronaldo Martins, Julia Bernardes, Karla Borges
Atendimento: Mauro Frota, Leylane Soares
Midia: Sabrina Frota, Dani Ricotta e Renan Ribeiro
Tratamento Imagem: Studio H Fotografia
Vídeo: Studio Great
Som: Soundzilla
Produtora Digital: Luego / Jhader Poço
Cliente MSF: Nira Torres, Diogo Galvão


Sobre Médicos Sem Fronteiras 
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz. 

Sobre a Artplan       
Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2018, saltou da 10ª posição para 6ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – 2018). De acordo com o Agency Scope 2018, a Artplan foi uma das agências melhor avaliadas em Envolvimento da alta direção nas contas e 1ª na avaliação dos próprios clientes, na categoria Boa Equipe de Profissionais. Além disso, tem se destacado, durante quatro anos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.    

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários